João Pessoa
Feed de Notícias

Fuá de Terreiro apresenta ‘Baile Muderno’ no Teatro Paulo Pontes

sexta-feira, 18 de novembro de 2016 - 09:44 - Fotos:  Divulgação

A Companhia paraibana Fuá de Terreiro apresenta nesta sexta-feira e domingo, dias 18 e 20, o espetáculo ‘Baile Muderno’, com os dançarinos Ademilton Barros, Jean Oliveira e Thaismary Ribeiro. As apresentações (dentro do projeto de ocupação de artes cênicas) começam às 20h, no Teatro Paulo Pontes, na Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10.

Com 40 minutos de duração e música ao vivo, o espetáculo de dança “Baile Muderno” traça um paralelo entre brincadeira e vida cotidiana dos trabalhadores rurais da zona canavieira, mostrando como o tradicional pode se tornar moderno, os dançarinos na maior parte do tempo estabelecem um diálogo corporal que transita entre as manifestações populares.

‘Baile Muderno’ traz alguns signos cênicos e corporais que remetem à realidade desses trabalhadores num contexto atual. Estes se relacionam num movimento contínuo como um ciclo, na qual, a sua força motriz é estabelecida pelo círculo. Formato que se transfigura como uma xilogravura em movimento, os pés, secos como a terra em que pisam num bailado quente transformam o barro em possibilidades de morada sonora.

No palco, além dos dançarinos, há os músicos Cleiton Teixeira e Joelson Topete. A direção coreográfica é de Ademilton Barros. Já a direção musical é de Cleiton Teixeira.

O grupo - A Cia Fuá de Terreiro foi criada em 5 de maio de 2014, em João Pessoa, pelos bailarinos Ademilton Barros, Joelson Topete, Thaismary Ribeiro e o músico Cleiton Teixeira. Tem como proposta pesquisar as diversas formas de danças tradicionais brasileiras na tentativa de trazê-las para um contexto atual, elaborando assim novas possibilidades de releitura a partir das experiências vivenciadas pelos intérpretes.

O Baile Muderno foi criado em 2014 e teve sua estreia em novembro do mesmo ano na cidade de Ferreiros (PE). Participou do Ciclo Natalino da Casa da Cultura do Recife em 2014, sendo atração principal do dia. O espetáculo trilhou pela Universidade Federal da Paraíba e nas principais praças da Grande João Pessoa.