João Pessoa
Feed de Notícias

Frejat e Nelson Motta dividem as atenções no penúltimo dia do Fenart

quinta-feira, 27 de maio de 2010 - 17:28 - Fotos: 
O cantor e compositor Frejat é a grande atração desta sexta-feira no Fenart. O músico, que traz no repertório músicas de seu terceiro CD solo, “Intimidade entre Estranhos”, e hits de sua banda, Barão Vermelho, como ‘Bete Balanço’ e ‘Puro Êxtase’, se apresenta no palco principal, às 22h, acompanhado por Dadi Carvalho. A entrada é gratuita.

Frejat nasceu no Rio de Janeiro e iniciou sua carreira musical em 1981 como guitarrista do Barão Vermelho. É autor de grandes sucessos do pop e do rock brasileiros como ‘Maior Abandonado’, ‘Pro Dia Nascer Feliz’, ‘Flor e Espinho’, entre outras canções.

Após seis anos do último trabalho, “Intimidade entre Estranhos” é lançado com dez faixas. O CD marca a volta de Frejat a carreira solo, depois de dois anos (entre 2004 e 2006) de retomada do trabalho junto ao Barão Vermelho.

A Renata Arruda abre a sequência de shows da noite desta sexta-feira. Cantora paraibana, mostra repertório próprio e sucessos, entre eles “Canudinho” e sua bela versão para “Sangue latino”. A banda Capim Cubano encerra a noite com sua mistura contagiante de ritmos.

Nelson Mota e Claudia Alencar lançam livros – O Auditório Verde do Espaço Cultural receberá, às 20h, os escritores Cláudia Alencar e Nelson Mota para lançamento de seus livros, ‘Sutil Felicidade’ e ‘Força Estranha’, respectivamente.

Nelson Motta é um dos convidados mais badalados do Fenart 2010. O jornalista, compositor, escritor, roteirista e produtor musical vem a João Pessoa para apresentar ao público paraibano seu novo livro. A obra reúne várias histórias típicas que são alvo das manchetes de jornais sensacionalistas: Filha vira cafetina para chantagear o pai; filho faz filme erótico sobre a vida da mãe; pai e filha flagrados em motel assaltando.

Histórias vividas, ouvidas, testemunhadas e até mesmo imaginadas por Nelson Motta, que se inspirou na música de Caetano Veloso para dar título a sua nova obra. Uma compilação de dez narrativas passadas em diferentes locais e em diferentes épocas, sempre mesclando real e sobrenatural, ficção e realidade.

Claudia Alencar é atriz, poetisa, artista plástica e escritora, Cláudia Gomes Alencar. Estreou na TV em 1976 na novela ‘Canção para Isabel’ (TV Tupi). A atriz também teve passagens pela Rede Bandeirantes e SBT. Na Globo, onde viveu grande parte dos seus 30 anos de carreira, destacou-se em novelas como: ‘Roda de Fogo’(85), ‘Fera Ferida’ (93) e ‘Porto dos Milagres’ (2001). Em 1988 lançou seu primeiro livro de poesias, ‘Maga Néon’, com ilustrações de Guto Lacaz. Em 2000 publicou pela Editora Globo ‘Sutil Felicidade’, com 22 aquarelas de sua autoria.

Frank Solari mostra virtuosidade no Bangüê

Destaque na mostra de música instrumental, o “guitar hero” Frank Solari toca nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, no palco do cine-teatro Bangüê. Na companhia do carioca André Gomes, Frank Solari promete uma verdadeira “aula de guitarra”. A noite abre com a performance do guitarrista Edu Araújo.

Com mais de 20 anos de carreira, Solari é hoje considerado um dos maiores virtuoses da guitarra brasileira. Instrumentista, compositor, intérprete, produtor e arranjador, Frank produziu seus três discos autorais: Frank Solari (93); Um Círculo Mágico (98) e Acqua (2003), além de inúmeras participações em gravações como convidado especial. Nos últimos anos apresentou diversos Workshops de guitarra no cenário nacional e internacional.

‘Faladores’ leva dança ao Paulo Pontes

No Teatro Paulo Pontes, vale a pena conferir o espetáculo ‘Faladores’, da Cia. de dança Mario Nascimento, de Belo Horizonte (MG), as 20h. A mais recente montagem da companhia, “Faladores” é um estudo sobre as palavras e o movimento, que se complementam na trama.
Para isso, o grupo utiliza novas palavras, em um dialeto inventado, o "momoês", que transita pelo espetáculo assim como o português, alemão, inglês, espanhol e francês. Com direção e coreografia de Mário Nascimento, trilha sonora de Fábio Cárdia e assistência de coreografia e direção de Rosa Antuña, "Faladores" aborda a necessidade do homem em se expressar, apesar dos obstáculos encontrados no dia-a-dia.

Cinema em cena no Fenart

O curta “Sweet Karolyne”, de Ana Bárbara Ramos, o grande vencedor da 6ª edição do CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN 2009), levando os prêmios de melhor curta do júri oficial e o prêmio do júri popular, aparece na sessão de cinema do Fenart desta sexta-feira, a partir das 20h, logo após a premiação da Mostra Competitiva Audiovisual.

Acompanhando o filme de Ana Barbara, o festival exibe os curtas, “O Divino, De Repente”, de Fábio Yamaji, “Galo Preto, O Menestrel do Coco”, de Wilson Freire e o média-metragem "Baptista Virou Máquina", de Carlos Downling – que vam contar com a trilha sonora ao vivo da banda Burro Morto.

Cultura Popular
Praça do Povo
18h – Cavalo Marinho da Paraíba – Bayeux – PB

Artes Visuais
Mezanino 1
18h – Mostra de Artes Visuais
Galeria Archidy Picado
- “Desvios, o Fim das Coisas” – Adriana Aranha – PB

Atividades Diversas
Praça do Povo
A partir das 19h – Feira de Artesanato
A Partir das 19h – Feira Capim Fashion

Literatura
Auditório 5 José Siqueira
09h – Oficina Aprendendo a escrever Cordel -  Clotilde Tavares – PB/RN
Praça do Povo
A partir das 16h – Feira de Livros
Mezanino 1
A partir das 16h – Exposição de xilogravura em Cordel-Marcelo Alves -PE
Auditório Verde
20h – Lançamento de livros:
- Nelson Motta – "Força Estranha"
-Claudia Alencar – "Sutil Felicidade"

Música Instrumental
Cine Banguê
18h – Show Edu Araújo – PB
19h – Show Frank Solari e André Gomes – RS/RJ

Teatro
Auditório Zé da Luz
18h – Projeto Ensaio – “A Farsa do Poder” – OsFodiDario – PB. Direção: Coletiva – Supervisão: Cristina Streva
Teatro de Arena
20h – Espetáculo "Medéia" – Núcleo de Teatro da UEPB – PB. Direção: Saulo Queiroz

Dança
Palco 2
19h – Espetáculo “Anônimo” – Produção Cia. De Dança – PB. Direção e Coreografia Maurício Germano
19h30 – Espetáculo “Vital” – Cia. Rima de Dança – PB. Direção e Coreografia Rita Spinelli
Teatro Paulo Pontes
20h – Espetáculo “Faladores” – Cia. Mário Nascimento. Direção e Coreografia Cia. Mário Nascimento – BH

Cinema
Cine Bangüê
20h – Premiação da Mostra Competitiva Audiovisual e, na sequência, sessão de cinema:
[Curta]: “O Divino, De Repente”, de Fábio Yamaji (6', Exp./Animação, 2009, SP)
[Curta]: “Sweet Karolynne, de Ana Bárbara Ramos (15’, Doc. 2009, João Pessoa – PB)
[Curta]: “Galo Preto, O Menestrel do Coco”, de Wilson Freire (35’, Doc., 2010, Recife – PE)
00h – Média-metragem "Baptista Virou Máquina", de Carlos Downling ("trilha visual" do novo álbum homônimo da banda Burro Morto)

Música    
Palco 2
21h – Show Renata Arruda – PB
23h – Show com a Banda Capim Cubano – PB
Palco 2
Show de Frejat (participação Dadi Carvalho) SP

SERVIÇO
13ª FENART – FESTIVAL NACIONAL DE ARTE
Onde: Espaço Cultural (R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa – tel.: 83.3211.6210)
Quando: de 23 a 29 de maio, a partir das 18h.
Quanto: gratuito (exceto para cine-teatro Bangüê e teatro Paulo Pontes, cuja entrada será R$ 5, preço promocional estudante).

Assessoria de Imprensa da Funesc