João Pessoa
Feed de Notícias

Fórum vai debater a criação do ‘Território da Cidadania’ no Brejo paraibano

quarta-feira, 14 de outubro de 2009 - 13:15 - Fotos: 
Representantes de organizações de agricultores familiares e instituições públicas de 20 municípios polarizados pela regional de Guarabira, no Brejo paraibano, participam no dia 19 de novembro, em Lagoa de Dentro, de 10º Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável do Piemonte da Borborema. O objetivo do evento é sensibilizar o governo Federal para a criação de Território da Cidadania na região, beneficiando milhares de produtores rurais.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) como uma das principais articuladoras do projeto está participando de todos os fóruns que discutem o assunto. Na última reunião, que aconteceu semana passada, em Dona Inês, foram aprovados 10 projetos sobre apicultura, reciclagem, juventude rural, plantas medicinais, cultivo de urucum, dentre outros, os quais já foram encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para aprovação e implantação.

Ainda dentro do projeto de criação do Território da Cidadania, por iniciativa da Emater, acontecerá na próxima sexta-feira (16), no auditório da Universidade Estadual da Paraíba, campus de Guarabira, uma reunião para discutir a revitalização da cultura do urucum, uma das atividades mais expressivas do Brejo paraibano.

Até agora, segundo o presidente da Emater, Hermano Araújo, a Paraíba já foi contemplada com a implantação de seis Territórios da Cidadania, atendendo a milhares de agricultores familiares das da Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Curimataú, Borborema, Cariri ocidental e Médio Sertão.

Seminário – Um seminário sobre Gestão Organizacional e Produtiva de Associações Rurais reuniu na quarta-feira (14), em Campo de Santana, região administrativa de Solânea, mais de 80 representantes de associações para debater a estrutura e o funcionamento dessas entidades com vistas a um melhor desempenho de suas atividades produtivas. O evento, coordenado pela extensionista social Maria Vilani de Souza Marinho, é uma parceria do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Prefeitura Municipal de Campo de Santana.

Assessoria de Imprensa da Emater-PB