Fale Conosco

6 de maio de 2009

Fórum Turístico do Litoral da Paraíba cria comitês



Em sua primeira reunião, realizada no auditório do Sebrae-PB, no Bairro dos Estados, em João Pessoa, nesta terça (05/05) pela manhã, o Fórum Turístico do Litoral da Paraíba criou os Comitês de Avaliação da Oferta Turística e Infraestrutura, de Qualificação Profissional, de Financiamento e de Promoção e Apoio.

A informação é do gerente de Economia e Fomento, Sílvio Britto, que representou o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Edivaldo Nóbrega.

Sílvio informou, ainda, que cada comitê terá três representantes. Os Comitês de Avaliação da Oferta Turística e Infraestrutura são compostos pelo Singtur, Abav e Abrajet; o de Qualificação Profissional, pela Fecomércio-PB, Sebrae e Abrasel; o de Financiamento, pelo Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal; e o Comitê de Promoção e Apoio, pela SETDE/PBTur, Setur-JP e João Pessoa Convention Bureau.

Durante a reunião, que foi dirigida pelo presidente do Fórum, Luiz Felix Lula de Lucena, pelo vice-presidente Luciano Lapa e pelo secretário executivo, Ferdinando Lucena, ficou definido que todos os integrantes podem e devem contribuir com os mesmos, para ajudar no incremento do Turismo.

Segundo Sílvio, também ficou definida a realização de reuniões bimestrais, sendo que a próxima será no mês de julho em data a ser marcada uma semana antes, com as devidas comunicações.

O Fórum foi criado no dia 22 de março, durante o II Encontro de Turismo da Região do Litoral, com a presença da consultora do Ministério do Turismo, Patrícia Paixão, que na ocasião assegurou estar impressionada com a capacidade dos parceiros que, em apenas meio dia, deram uma resposta concreta com a criação do Fórum. No governo anterior, desde o ano passado que o Ministério vinha tentando articular essa reunião e sequer recebia retorno. “Agora a situação mudou. A Paraíba está de parabéns”, afirmou.

O secretário Executivo do Turismo, Romeu Lemos, disse que a criação do Fórum foi uma vitória muito expressiva. “Desde março do ano passado se tentava a sua fundação e, agora, em apenas uma manhã se tornou realidade, em face da objetividade dos participantes, da vontade política do Governo Maranhão e do  Ministério do Turismo, através da sua representante, Patrícia Paixão”.