Fale Conosco

3 de julho de 2009

Fórum reúne secretários do Planejamento do Nordeste em João Pessoa, dia 9



Será realizado na próxima quinta-feira (9), em João Pessoa, o Fórum de Secretários do Planejamento, Finanças e Casa Civil do Nordeste. O evento contará com a presença de pelo menos 27 secretários que irão discutir propostas estratégicas comuns aos estados da região. 

As conclusões, de forma seletiva, serão indicadas aos governadores dos nove Estados, para que no dia seguinte, sexta-feira (10), incorporem na agenda de discussão e tomada de decisão do Fórum de Governadores Nordestinos.

Durante o Fórum de Secretários, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) apresentará para discussão as questões relativas à Rodovia Transnordestina, que está em fase de implantação a partir do Piauí. “Reivindicamos novo traçado da rodovia, para que se interligue com o sistema viário estadual paraibano”, explica o secretário Ademir Alves de Melo.

Outra proposta da Seplag é a reconstrução do Sistema Nacional de Planejamento. A proposta já foi apresentada pelo secretário no 38º Fórum Nacional de Secretários de Planejamento, realizado dia 18 de junho no Rio de Janeiro (RJ). Será reiterado desejo – também apresentado ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, no Fórum Nacional – que as contrapartidas aos financiamentos de projetos de concepção sejam econômicas e não financeiras.

O secretário também pedirá  a ampliação da malha aeroviária da Paraíba. “Isso se justifica dado as enormes dificuldades encontradas para se deslocar na região entre os Estados, em função do pequeno número de vôos que aportam no Estado. Um dos convidados de Alagoas para o evento preferiu vir de carro, porque se fosse pegar um avião teria que ir à Bahia, depois para Recife e vir de carro para João Pessoa”, ressalta Melo.

Finalmente, a Seplag irá  propor um turismo integrado entre os Estados nordestinos, tendo em vista que ainda oferecem pouca opção para a permanência do turista na região. “Com o turismo integrado, o visitante poderia chegar a Pernambuco, por exemplo, passar dois a três dias, depois partir para a Paraíba e assim sucessivamente”, acredita o secretário.

Governadores – O Fórum dos Governadores será aberto pelo governador José Maranhão, às 9h da sexta-feira. Logo em seguida, às 9h30, o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, e a estudiosa Tânia Barcelar vão falar durante 30 minutos, cada um, sobre o tema ‘O Governo Federal e o Nordeste do Brasil’.

O Fórum terá a finalidade de debater os grandes problemas do Nordeste, principalmente as reivindicações em favor da região, e deve contar também com a presença de ministros do Governo Federal.

Paulo Dantas, da Assessoria de Imprensa da Seplag