Fale Conosco

27 de abril de 2012

Fórum Regional sugere implantação de Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência



Cerca de 140 pessoas participaram nesta sexta-feira (27), no auditório da Universidade Estadual da Paraíba em Patos, do II Fórum Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Um dos encaminhamentos foi a implantação de uma Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência.

O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com a Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad). Representantes de órgãos públicos, entidades de classe e integrantes de Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência participaram do fórum, que ainda contou com a presença de membros de organizações da sociedade civil, usuários e interessados nos direitos humanos.

 População – A coordenadora da Política Estadual da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, Gabrielle Tayanne Vasconcelos, explicou que, de acordo com o IBGE, a Paraíba é o segundo Estado do Brasil com o maior número de pessoas com algum tipo de deficiência.

“Temos 27,7% dos mais de 3 milhões da população paraibana com algum tipo de deficiência. E foi com base no IBGE que ficou decidido, entre outros encaminhamentos, a sugestão para a implantação de uma Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência. Todos os pontos debatidos serão votados para serem levados à etapa estadual, que acontecerá depois do meio do ano”, afirmou.

 Tema Central – Para o Fórum foram convidados cerca de 50 municípios da região, que debateram a temática “Um olhar Através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: Novas Perspectivas e Desafios”.  O primeiro Fórum foi realizado em Guarabira. Este ano, estão programados até junho mais cinco fóruns regionais, nos municípios de Monteiro, Sousa, Campina Grande, João Pessoa e Picuí.