João Pessoa
Feed de Notícias

Fórum Regional debate melhores condições de vida para pessoa com deficiência

sexta-feira, 25 de maio de 2012 - 17:20 - Fotos: 

Foto: Severino Pereira/Secom-PB

“Um olhar através da Convenção da ONU sobre os direitos da Pessoa com Deficiência”. Este foi o tema da quarta etapa do Fórum Regional da Pessoa com Deficiência, que aconteceu durante toda esta sexta-feira (25), no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) para cerca de 200 pessoas. No final do evento foram eleitos 50 delegados que participarão da etapa estadual no segundo semestre.

A Paraíba tem hoje, segundo dados fornecidos pela Funad, mais de 1 milhão de pessoas vivendo com algum tipo de deficiência. A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Cida Ramos, que proferiu palestra com o mesmo tema do evento, destacou que a realização dos Fóruns vai unificar a Política Estadual da Pessoa com Deficiência com base em quatro eixos: saúde, educação, cultura e acessibilidade.

Importância – Para a presidente da Funad, Simone Jordão, o momento é de grande importância, uma vez que participam da atividade os poderes públicos e a sociedade civil organizada.  “Estamos construindo propostas à luz da convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência e, consequentemente, estaremos contribuindo para melhor qualidade de vida destas pessoas em todas as localidades do Estado”, acrescentou.

Quem participou como representante de segmentos da sociedade civil organizada afirma que o momento contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. “Sou professora e vim propor que o tema educação especial faça parte da formação dos professores, com aulas práticas também. Porque não adianta só teoria, os professores precisam aprender como é o dia-a-dia em sala de aula quando temos pessoas com algum tipo de deficiência”, disse a representante da associação dos catadores de materiais recicláveis de Paratibe, Maria da Paz Alves.

Fóruns Regionais – O Fórum Regional de João Pessoa contou com 208 pessoas representantes de 39 municípios paraibanos. A primeira etapa aconteceu no município de Guarabira, onde foram escolhidos 16 representantes; a segunda foi em Patos com 26 delegados e a terceira em Monteiro onde foram eleitos 10 delegados.

Na próxima sexta-feira (1º), o Fórum Regional acontecerá em Sousa, contemplando 40 municípios do Sertão. Outras duas etapas acontecerão em Campina Grande e Picuí.

Os Fóruns Regionais são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad).