Fale Conosco

18 de julho de 2013

Fórum promove I Encontro Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas



O Fórum Paraibano de Ouvidorias (Fopo) promove na próxima segunda-feira (22) o I Encontro Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas. O evento será realizado a partir das 14h, no auditório do Ministério Público da Paraíba, e tem como objetivo difundir as ações das ouvidorias em todo o Estado.

A programação será iniciada com uma apresentação da ouvidora geral do Estado e coordenadora do Fopo, Tânia Brito, e pela coordenadora adjunta do Fórum e ouvidora das Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (Facene/Famene), Marlene Ramalho. No decorrer do evento, estão previstas palestras do professor Rubens Pinto Lyra, mestre em ciência política e doutor em direito pela Universidade de Nancy, na França, e do diretor do Sistema Correio de Comunicação, Walter Galvão. Eles vão falar, respectivamente, sobre “Propostas para instituição do Sistema Nacional de Ouvidorias Públicas” e “Os impactos das ouvidorias privadas para a cidadania”. Após as explanações, haverá um período de intervenções e interação com o público.

Na oportunidade, haverá uma menção honrosa ao professor Rubens Pinto Lyra, pela relevância dos serviços prestados na luta pela democracia e contribuição para a construção de novos instrumentos de controle social, no âmbito das ouvidorias públicas, consolidando vários fóruns e conselhos de direitos na Capital e no País.

Para a ouvidora geral do Estado, o momento é de consolidação de metas definidas pelo Fórum no sentido de difundir o instrumento de ouvidorias na Paraíba. “Neste momento em que presenciamos uma sociedade atuante, que reivindica direitos básicos como saúde, educação e segurança, temos nas ouvidorias a capacidade de interagir com os governos por meio de um rico banco de dados proveniente das demandas acessadas pelos cidadãos”, afirmou.

Tânia Brito também ressaltou a importância de homenagear o professor Rubens Pinto Lyra. “Um homem que dedica a vida para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, enfatizou.

Fopo – O Fórum Paraibano de Ouvidorias foi criado em 2010, com o objetivo de trabalhar a comunicação, educação e integração entre as ouvidorias públicas e privadas do Estado, impulsionando a criação de demais unidades e compartilhando experiências no sentido de avançar como instrumento que assegure os interesses da população.

O Fórum se reúne todas as quartas-feiras de cada mês, em local e hora definidos previamente e de forma itinerante entre as ouvidorias participantes.