Fale Conosco

8 de julho de 2011

Fórum Paraíba Unida pela Paz bate recorde de participação e chega ao 2° lugar na web



O I Fórum Paraíba Unida pela Paz, promovido pelo Governo do Estado no período de 6 a 8 de julho, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, bateu recorde de participação tanto presencial quanto por meio do micro blog Twitter, na Internet, onde chegou ao 2º lugar em acesso no segundo dia de realização, segundo atestou o site Trendsmap, que monitora os temas mais comentados do Twitter. Nos três dias, o número de internautas ligados no debate ultrapassou a casa dos 5.500 acessos.

Coordenado pela Diretoria de Mídias Sociais da Secretaria de Estado da Comunicação Institucional, a hashtag “#pbunidapelapaz” foi mais um instrumento utilizado pela atual administração estadual para promover uma maior articulação e integração entre os agentes e ações do Governo e a população. O próprio slogan “A segurança é um direito de todos. Lutaremos juntos pela paz”, utilizado para chamar a sociedade para o debate, justificou a iniciativa de ampliar as fronteiras das discussões, não somente para a cidade de João Pessoa (sede do evento), mas também para os demais municípios paraibanos e ainda para além das fronteiras da Paraíba.

O fórum “Paraíba Unida pela Paz” se diferenciou de outros já realizados na Paraíba exatamente pela adoção, por parte do governador Ricardo Coutinho, das redes sociais como ferramentas de inclusão digital e de aproximação do Governo com o cidadão. Para dar maior visibilidade ao evento, como também ampliar e enriquecer as discussões, o seminário foi pensado para as pessoas que participaram no modo real (presencial) e também para os internautas em geral.

A novidade na estrutura do seminário, além da transmissão por meio da Web, com participação direta e interativa dos internautas, foi a assinatura, na noite da quarta-feira (6), do Projeto de Lei que dispõe sobre a organização, composição, competências e funcionamento do Conselho Estadual de Defesa Social, fato que sucedeu a instalação das Câmaras Temáticas para elaboração do Plano Estadual de Segurança Público. Na mesma noite, na presença do governador Ricardo Coutinho, foi lançada a Campanha do Desarmamento/Ativação do Comitê Paraibano pelo Desarmamento.

Por meio da Internet, em especial do Twitter, a população pode acompanhar e participar do evento durante os três dias. A relação com a Mesa Diretora dos trabalhos funcionou da seguinte maneira: um mediador recebia as perguntas, que eram enviadas através da hashtag “#pbunidapelapaz”, e as encaminhava para os palestrantes e debatedores, que as respondia em seguida.

Nos três dias, a participação dos internautas surpreendeu os organizadores do link, segundo ressaltou o diretor de Mídias Sociais e Governo Eletrônico da Secom/PB, Xhico Raimerson. “Essa participação fez com que o fórum ficasse entre os assuntos mais comentados do trending topics João Pessoa, segundo a ferramenta trendsmap”, comentou, lembrando que a interação via Internet é uma ação que o Governo Ricardo Coutinho adotou desde o início de sua gestão.

Outros exemplos de integração Governo/Sociedade na gestão Ricardo Coutinho: o programa “Fala Governador”, veiculado todas as segundas-feiras por um pool de emissoras comandado pela Rádio Tabajara da Paraíba e transmitido em tempo real na Internet, com média de 1.500 acessos; o “Fala Governador na Web”, direcionado para os internautas, com aproximadamente 2.500 acessos por edição, e as Plenárias do Orçamento Democrático, que foram acompanhadas por um público de mais de 18 mil pessoas.