João Pessoa
Feed de Notícias

Fórum Nacional de Museus realiza sexta edição na próxima semana em Belém (PA)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014 - 16:10 - Fotos: 

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável pelas políticas públicas para o setor museal no Brasil, realiza a cada dois anos o Fórum Nacional de Museus (FNM). Evento de abrangência nacional, o fórum tem por objetivo refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM), consolidando as bases para a implantação de um modelo de gestão integrado dos museus brasileiros, por meio do Sistema Brasileiro de Museus (SBM).

Em sua 6ª edição, o Fórum Nacional de Museus levará para a cidade de Belém, no Pará, entre os dias 24 e 28 de novembro de 2014, o tema Museus Criativos, em parceria com a Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura. A partir desta temática, o conjunto de palestras, apresentações e discussões do evento foi idealizado com vistas a enfatizar o caráter interdisciplinar, bem como as funções sociais e culturais das instituições museológicas. A Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba auxilia na divulgação do evento. A programação completa pode ser acessada em www.fnm.museus.gov.br/.

Museus Criativos são compreendidos como instituições e processos museais que buscam incorporar em suas práticas e gestão possibilidades inovadoras de sustentabilidade nas quatro dimensões: social, cultural, econômica e ambiental. Assim, ao atuarem de maneira instigante e inventiva, essas instituições qualificam-se para superar desafios e ultrapassar limites em um cenário caracterizado pela pluralidade social e cultural, aprimorando sua missão social. 

O 6º Fórum Nacional de Museus representa uma ocasião para reunir os diferentes atores do setor museal em um espaço de diálogo, troca de experiências e reflexão sobre os caminhos traçados e os desafios futuros, por meio das diversas atividades que compõem a programação tradicional do evento, a saber: conferências, painéis, minicursos, grupos de trabalho, apresentação de pesquisas e trabalhos acadêmicos e reuniões paralelas. Além disso, a edição de 2014 apresenta três destaques em sua programação: a realização da IV Teia da Memória, o encontro do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) e a revisão do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM).

O 6º Fórum configura-se como espaço relevante para a troca de experiências e conhecimentos a serem partilhados pelo campo museal brasileiro, na certeza de que as instituições devem reinventar-se permanentemente a fim de cumprir seus objetivos na vida dos cidadãos, da sociedade e do país. A primeira edição do Fórum Nacional de Museus ocorreu em 2004, e, desde então, mais de cinco mil participantes têm discutido os rumos das políticas culturais para os museus, consolidando valores democráticos e participativos no setor desde o início.