Fale Conosco

4 de julho de 2011

Fórum inicia processo das conferências municipais e estadual de políticas para as mulheres



Apresentar as principais questões relativas à preparação da III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, mobilizar prefeitas e prefeitos dos municípios paraibanos e o movimento de mulheres organizado para a realização das conferências, discutir o fortalecimento e a atuação dos Organismos de Políticas para as Mulheres e a intervenção no PPA são os objetivos do Fórum Preparatório, que será realizado em João Pessoa na próxima sexta-feira (8), no Netuanah Praia Hotel.

A programação começa às 9h com uma mesa política, que contará com as presenças da secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena; da secretária executiva, Gilberta Soares; da secretária da Mulher do Estado de Pernambuco, Cristina Buarque; da secretária de Políticas para as Mulheres de João Pessoa, Nézia Gomes; além da Primeira Dama do Estado da Paraíba, Pamela Bório, e de representantes do Movimento Feminista de Mulheres e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

Logo após a mesa política, às 10h, a secretária de Políticas para as Mulheres de Pernambuco, Cristina Buarque, proferirá a palestra “Fortalecimento e atuação dos Organismos de Políticas para as Mulheres: gestão da transversalidade, intervenção no PPA e orçamento”. À tarde, haverá apresentação dos eixos de atuação da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e do regimento, além da definição da comissão organizadora da Conferência estadual, debates e questões relativas à preparação da III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, prevista para os dias 13, 14 e 15 de outubro, em João Pessoa, bem como a atuação do Estado, municípios e sociedade civil.

Para a secretária executiva, Gilberta Soares, as conferências são um momento importante da democracia participativa, contando com o protagonismo do movimento de mulheres da Paraíba. “Nesse Fórum, anunciaremos o compromisso do Governo do Estado com a realização da Conferência e iniciaremos o diálogo com os diversos setores do movimento feminista e de mulheres e com prefeitas/os e gestoras, instaurando um processo participativo e democrático. A III Conferência terá o importante papel de monitoramento das políticas públicas de promoção da equidade de gênero”, enfatiza.

Segundo a secretária Iraê Lucena, o Fórum Preparatório é importante para fortalecer a atuação dos organismos de políticas para as mulheres, entre elas secretárias, coordenadorias e gerências. “Na oportunidade, apresentaremos as principais questões relativas à preparação das conferências municipais e/ou regionais e estadual. Será um encontro que tem  objetivo de discutir propostas, que contemplem a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e políticas das mulheres, e que possam contribuir para a erradicação da pobreza extrema e para o exercício pleno da cidadania das mulheres paraibanas”, ressalta.