João Pessoa
Feed de Notícias

Fórum Estadual de Educação discute propostas para formação continuada

quarta-feira, 5 de setembro de 2012 - 17:32 - Fotos: 

Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB

O secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, participou, na manhã desta quarta-feira (5), de reunião do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente da Paraíba. A reunião aconteceu na sala do Conselho Estadual de Educação (CEE), no Centro Administrativo Estadual, em João Pessoa, e contou com a presença de representantes de universidades públicas da Paraíba. Na ocasião, foi discutido o quadro atual de oferta de cursos de formação inicial/graduação e previsão de oferta para o ano de 2013.

Para o secretário da Educação, sem formação para os professores não há avanço na Educação estadual. “Nós não vamos avançar, se não conseguirmos melhorar a qualidade de nossos professores”, afirmou Harrison Targino. O secretário também destacou que o Estado possui uma política de valorização do magistério por meio da formação continuada para seus professores e anunciou ainda para este mês o lançamento de edital para especialização de professores em convênio com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no qual o Governo do Estado irá investir cerca de R$ 10 milhões.

Harrison Targino disse ainda que problemas na Educação não ocorrem somente na Paraíba, lembrando que o Estado cresceu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no plano do ensino fundamental, porém decresceu no Ensino Médio, modalidade na qual o Governo do Estado irá concentrar seus esforços. “Estamos crescendo desde 2005, mas não na velocidade adequada. Precisamos crescer mais”, constatou.

O secretário finalizou destacando a necessidade da união entre Estado, municípios e Universidades para o desenvolvimento da Educação na Paraíba. “Pedimos um esforço conjunto entre Estado, municípios, Ministério da Educação e Universidades. Isso simboliza uma ação unida para a formação, portanto pedimos ajuda nesta articulação, cujo objetivo final é construir esforços para a formação docente na Paraíba”, explicou.

Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB

Estiveram presentes à reunião, além de representantes da SEE e Governo Estadual, o representante do Ministério da Educação, Walisson Maurício Araújo; representantes da Universidade Estadual da Paraíba, incluindo o pró-reitor de Ensino de Graduação, Ely Brandão; representantes da Universidade Federal da Paraíba, incluindo o pró-reitor de Graduação, Valdir Barbosa; representantes da Universidade Federal de Campina Grande, como o pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões; representantes do Instituto Federal de Educação (IFPB), liderado pelo pró-reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa; representantes dos Profissionais do Magistério, da União Nacional de Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Estadual de Educação.