Fale Conosco

16 de abril de 2013

Fórum escolhe delegados para II Conferência Nacional de Educação



Representantes de vários segmentos ligados à Educação se reúnem nesta quarta-feira (17), das 8h às 18h, no auditório do Sebrae, em João Pessoa, na Conferência Intermunicipal de Educação. O objetivo é escolher os delegados que irão participar da II Conferência Nacional de Educação – II Conae, que acontecerá em Brasília, no período de 17 a 21 de abril de 2014, discutir e apresentar propostas de alteração ao Documento-Referência da Conae/2014, cujo tema central é O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

As 200 pessoas que deverão participar da conferência são representantes dos 14 municípios da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE): João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Lucena, Alhandra, Conde, Caaporã, Cruz do Espírito Santo, Mari, Pitimbu, Riachão do Poço, Sapé e Sobrado.

Dentre os temas abordados será ministrada uma palestra, a partir das 10h, pelo diretor de Programas da Secretaria Executiva Adjunta do Ministério da Educação (Mec), Arlindo Cavalcanti Queiroz, sobre a importância da Conae. Em seguida, o professor Antonio Lisboa, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), falará sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

Dando continuidade ao encontro haverá a formação de sete grupos, que discutirão os sete eixos temáticos, que estruturam o Documento-Referência para apresentar propostas com o objetivo de melhorar a educação brasileira, da creche à pós-graduação, assegurando a todos o direito a uma educação de qualidade, igualitária e inclusiva, segundo explicou a coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Giselda Diniz Freire.

Após a plenária, com o resultado das discussões realizadas nos grupos de trabalho haverá a escolha dos delegados para a Conferência Estadual de Educação, que ocorrerá no mês de setembro/2013. O Fórum Estadual de Educação é formado por membros de órgãos e entidades, tais como: Secretaria de Estado da Educação (SEE), Conselho Estadual de Educação (CEE), Assembléia Legislativa da Paraíba, instituições de ensino superior da Paraíba: UFPB, UFCGH, IFPB e UEPB; Entidades, como a Uncme, Undime, Anfope, Anped, Anpae, Sistema S, Sintep, Ubes, Une, Comitê Estadual de Educação no Campo, Sintepe-PB, Confundeb e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag).