Fale Conosco

13 de junho de 2012

Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência será encerrado em Campina



Duzentas pessoas – entre representantes de gestões governamentais e sociedade civil – se reunirão nesta sexta-feira, em Campina Grande, durante o Fórum Regional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência. O encontro, que tem o objetivo de discutir propostas e políticas públicas no setor, encerra um ciclo de sete fóruns regionais preparativos para o Fórum Estadual.

A reunião em Campina Grande começa às 8h30, na Casa Bella Recepções, com a participação de representações de 42 municípios. No Fórum Estadual que ocorrerá de 31 de agosto a 1º de setembro, serão condensadas as propostas a serem levadas à Conferência Nacional, marcada para dezembro, em Brasília.

No Fórum de Campinha Grande, estarão presentes a presidente da Fundação Centro de Apoio Integrado ao Portador de Deficiência, Simone Jordão, representantes da Prefeitura de Campina Grande, do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e de setores de defesa das pessoas com deficiência.

Na abertura, a presidente da APAE de Campina Grande, Margarida da Mota Rocha, fará palestra enfocando o tema “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios”.

Depois haverá discussão das propostas nos grupos de trabalho, seguindo os eixos temáticos da educação, esporte e reabilitação profissional, acessibilidade, comunicação, transporte e moradia.

Também serão tratados temas como saúde, prevenção, reabilitação, segurança, acesso à justiça e proteção social adequada. O encontro será encerrado à tarde com a escolha dos delegados e apresentação e aprovação das propostas do último encontro.