Fale Conosco

30 de maio de 2012

Fórum discute direitos da pessoa com deficiência



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência(Funad),  realiza, nesta sexta-feira(01), a quinta etapa do Fórum da Pessoa com Deficiência, desta vez, na cidade de Sousa. O evento, que tem como objetivo discutir propostas da política da pessoa com deficiência, vai acontecer no Centro de Formação Treinamento, à partir das 8h.

A abertura será feita pela presidente da Funad, Simone Jordão. Estão sendo esperados cerca de 200 participantes. Quatro cidades já realizaram fóruns semelhantes: Patos, Guarabira e Monteiro e João Pessoa, onde foram escolhidos os delegados que vão participar do Fórum Estadual. Cada cidade está reunindo as propostas, que serão apresentadas por esses delegados no Fórum Estadual previsto para agosto deste ano, em João Pessoa. Em dezembro, elas vão compor o documento da Paraíba, na Conferência Nacional, em Brasília.

A palestra de abertura, será proferida pelo Diretor do Campus da UFCG em Sousa, José Cezário. Ele vai falar sobre o tema da Conferência Nacional: Um Olhar sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da Organização das Nações Unidas(ONU): Novas Perspectivas e Desafios.

Outro momento importante do Fórum de Sousa, será a realização de Eixos Temáticos. Eles vão tratar de temas como saúde, esporte, trabalho, reabilitação profissional. Também vão discutir acessibilidade, comunicação,transporte, moradia e outros temas relacionados à pessoa com deficiência, como acesso à justiça, proteção social adequada e  segurança.

Os Fóruns acontecerão, até junho, em nove cidades.