Fale Conosco

17 de junho de 2015

Fórum discute atendimento materno-infantil em Campina Grande



A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB), através da 3ª Gerencia Regional de Saúde (GRS), finaliza nesta quarta-feira (17), em Campina Grande, as atividades do Fórum Regional Perinatal: Desafios e Perspectivas para o Atendimento Materno-Infantil. O evento acontecerá das 13h às 17h no Auditório do Centro de Formação de Educadores e conta com a participação dos municípios da 16ª Região de Saúde (Assunção, Boa Vista, Campina Grande, Fagundes, Juazeirinho, Massaranduba, Olivedos, Pocinhos, Puxinanã, Santo André, Serra Redonda, Soledade, Taperoá e Tenório).

“A 3ª GRS possui 42 municípios e dividimos o evento em três dias para contemplar todos os profissionais com qualidade no repasse de informações”, informou a gerente Regional de Saúde, Tatiana de Oliveira Medeiros.

Na última etapa do Fórum será realizada uma discussão sobre o programa Rede Cegonha na 3ª GRS. Na sequência, serão debatidas estratégias para a redução e eliminação da transmissão vertical da sífilis. Logo em seguida entrará em pauta a gravidez de alto risco e a importância do aleitamento materno. Participarão cerca de 100 profissionais da estratégia de saúde da família (médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem) e do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF).

“Durante o ano, nós já realizamos nos municípios visitas técnicas de equipes do Ministério da Saúde, da SES-PB, da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e da 3ª GRS. O Fórum Perinatal representa uma oportunidade de troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde para a melhoria e implantação de serviços e ações voltadas para a mulher e a criança”, disse Tatiana Medeiros.

PROGRAMAÇÃO

13h – Mesa de Abertura do Fórum: Gerência Regional/ Responsável pela Rede Cegonha/ Representante da CIR.

13h30Quais as nossas maiores fragilidades? Transmissão Vertical da Sífilis: Estratégias para Redução e Eliminação– Panorama Paraíba – Joana Ramalho.

14h20 – Intervalo.

14h35Gestação de Alto Risco e Aleitamento Materno – Dra. Ângela Targino.

15h30 – Debate.