Fale Conosco

10 de julho de 2009

Fórum debate mecanismos de acesso a crédito para empreendedor emergente



O ministro de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, Daniel Vargas, falou que um dos temas debatidos hoje no Fórum de Governadores é o ‘Empreendedorismo Emergente’. Segundo o ministro esse projeto é uma das forças construtivas mais interessantes e originais do país e que tem uma grande energia no Nordeste.

"Nosso desafio agora é instrumentalizar o acesso aos mecanismos de crédito, técnicas, tecnologia e práticas avançadas. Além do acesso ao mercado nacional e internacional, para que possam ser repassadas essas experiências e quem sabe utilizadas pelos estados”, acrescentou Vargas.

Os governadores e as autoridades representantes do governo federal estão debatendo planos e estratégias para os estados nordestinos. O secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Julio Cesar Nogueira, falou a respeito das diretrizes e prioridades para aplicação dos recursos do Fundo Constitucional do Nordeste – FNE para o exercício de 2010. Em seguida, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, explicou a nova Lei Rouanet, que fortalece o orçamento do Fundo Nacional da Cultura e cria o Vale Cultura como mais uma ferramenta de incentivo, além de prever a criação de fundos setoriais.

Ainda dentro da programação, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, abordou a importância e os benefícios do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur). O ministro dos Esportes, Orlando Silva, discutiu a participação do Nordeste na Copa de 2014.

Dentro da programação acontecerá a palestra do presidente da Agência de  Promoção e Exportações e Investimento (APEX), Alessandro Teixeira, sobre a  EXPO XANGAI 2010 e a participação do Nordeste no evento. Os governadores e ministros, e demais autoridades participantes do Fórum concederão uma entrevista coletiva na sala vip do Hotel Tambaú.

Gledjane Maciel, com fotos de manodecarvalho da Secom