Fale Conosco

20 de março de 2012

Fórum de secretários estaduais do Planejamento começa nesta quinta



Começa nesta quinta-feira (22) a 49ª edição do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento. O evento reunirá, no Hotel Tambaú, em João Pessoa, secretários estaduais do Planejamento de todo o País, até a sexta-feira (23). O governador Ricardo Coutinho estará presente na cerimônia abertura, que ocorrerá às 9h desta quinta, com transmissão ao vivo no portal do Governo do Estado (www.paraiba.pb.gov.br).

O secretário de Planejamento e Gestão da Paraíba, Gustavo Nogueira, que representa os secretários do Nordeste no Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), destaca a importância da realização do evento pela primeira vez na Paraíba: “O Governo do Estado não poupou esforços para que o Fórum de secretários do Planejamento acontecesse pela primeira vez em solo paraibano”, disse.

Segundo Nogueira, os secretários se reunirão em João Pessoa com o intuito de dialogar sobre questões referentes à gestão pública. “Além do debate e da troca de experiências e de informações, os secretários terão a oportunidade de apresentar propostas e discutir alternativas que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social do nosso país, com base em um discurso alinhado entre os entes da Federação”, acrescentou o secretário do Planejamento e Gestão da Paraíba.

O Fórum Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento é promovido pelo Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com o Conseplan. O conselho realiza reuniões em diversas capitais brasileiras.

A programação do evento inclui palestras, debates, painéis e apresentações de grupos de trabalho. Já está disponível, no portal do Governo do Estado, uma página contendo informações referentes ao evento. Para mais informações, acesse: (http://paraiba.pb.gov.br/especiais/forumplanejamento).

Programação

Quarta-feira (21)

20h – Recepção e boas-vindas – Hotel Tambaú

 

Quinta-feira (22)

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura

• Gustavo Nogueira – secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba

• Zezéu Ribeiro – deputado federal do Estado da Bahia e ex-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento

• Renata Vilhena – secretária do Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais e Presidente Interina do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento

• Gilberto Carvalho – ministro da Secretaria Geral da Presidência da República

• Ricardo Vieira Coutinho – governador do Estado da Paraíba

10h15 – Painel I: A Agenda Econômica Mundial

A recessão econômica na Zona do Euro, os EUA em lenta recuperação da atividade econômica e a redução do ritmo de crescimento das economias dos países emergentes, pautarão a agenda econômica dos governos em 2012. Quais os rebatimentos na economia do Brasil e quais as possibilidades de crescimento econômico sustentado no curto e médio prazo?

• Eduardo Giannetti da Fonseca – economista e cientista social, professor do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (Ibmec) e Conselho Superior de Economia da Fiesp.

• Paulo Levy – analista econômico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

11h30 – Debate

13h – Intervalo para almoço

14h30 – Painel II: Governo Orientado para Gestão por Resultados

• Renata Vilhena – secretária do Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais

• Alexandre Rebelo Távora – Secretário do Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco

15h30 – Debate

16h – Coffee-break

16h15 – Apresentação dos Grupos de Trabalho do Conseplan

• Reforma Tributária

• Fundo de Participação dos Estados

• IBGE

17h15 – Debate

17h45 – Programa de Eficiência do Gasto – Eliomar Wesley Rios, secretário adjunto do Orçamento Federal

18h15 – Debate

19h – Encerramento

20h30 – Jantar de Confraternização. Local: Estação Cabo Branco

 

Sexta-feira (23)

 9h – A Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade e os Novos Desafios para a Gestão Governamental

• Selene Peres Nunes – Coordenador de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional – STN

9h40 – Debate

10h – Pnage: Avanços e Desafios

• Ana Lúcia Amorim de Brito – Secretária de Gestão do MPOG

10h30 – Debate

11h – Deliberações do Conseplan

• Encaminhamentos do dia anterior

• Escolha do local e data da próxima reunião

• Demais deliberações

13h – Saída do Hotel para o Almoço de Encerramento