João Pessoa
Feed de Notícias

Fórum de Líderes é encerrado com avaliação positiva dos participantes

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014 - 11:47 - Fotos:  Francisco França / Secom-PB

Mais de 800 convidados do Brasil e do exterior participaram do I Fórum Internacional de Líderes em Educação e Tecnologia do Norte e Nordeste, que foi encerrado na noite dessa quinta-feira (13), em João Pessoa. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), teve início na quarta-feira (12) e foi destinado a profissionais convidados das áreas de educação e tecnologia.

O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, destacou a importância de um evento desse tipo e parabenizou a organização pelo fato dos professores da rede estar presentes.

“Acho importante a participação dos educadores para que haja o entendimento de que eles são parte integrante desse processo. As apresentações foram muito boas, com a participação atenta da plenária, deixando claro que a tecnologia por si só não é a chave na busca da solução. É mais um complemento que necessita do profissional preparado, engajado, comprometido com a questão da educação”, ressaltou Herman.

A professora de Geografia Maria da Conceição Queiroz, da Escola Estadual Normal Professor Francelino de Alencar Neves, da cidade de Itaporanga disse que o professor chegou não como um simples ouvinte, mas como um objeto principal desse processo.

A Paraíba está de parabéns por sediar esse evento, que visa a melhor qualidade do ensino, como também maior crescimento do alunado da rede. Agradeço por ter sido convidada a fazer parte desse evento. Esse Fórum é um marco para a inclusão digital e um princípio para inserir as novas tecnologias nas escolas, porque o nosso objetivo principal é fazer com que a Paraíba cresça culturalmente. É isso que as nossas crianças e adolescentes estão precisando: empenho dos governantes e, acima de tudo, dos professores com quem eles estudam”, enfatizou Maria da Conceição.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto Filho, parabenizou o Governo do Estado pela promoção de um evento desse porte, com a visão de fazer com que os gestores do Norte e Nordeste possam pensar em modelos de educação e que tipo de tecnologia precisam, já que essas regiões têm problemas específicos. “Um encontro desse tipo é uma oportunidade de se discutir boas práticas pedagógicas que vem sendo desenvolvidas na área de tecnologia e que visam melhorar a qualidade de ensino e garantir o direito de aprender dos estudantes”, afirmou.

No segundo e último dia do fórum houve palestra da presidente do Consed, Nilene Costa, e abordagens como “A experiência do Canadian College no Estado de Pernambuco com engajamento de alunos através da globalização”, pelo Cônsul-Geral do Canadá, Stéphane Larue, e o “Resultado do uso de Games e do aprendizado adaptativo na preparação para o Enem”, pelo fundador da Geekie Games, Cláudio Sassaki. Os secretários de Estado da Educação do Amazonas, Rio Grande do Norte e representantes da Fundação Roberto Marinho também proferiram palestras. Após os debates e conclusão dos trabalhos, o fórum foi encerrado com a apresentação do show cultural do Centro Estadual de Arte da Paraíba (Cearte).

Workshop– As palestras abordaram as boas práticas com tecnologias educacionais com o uso de recursos como os tablets e as lousas interativas nas salas de aula. Os ambientes virtuais de educação e os blogs também fizeram parte da pauta do evento, que contou com palestrantes do SABA (Software Brasil), Instituto Anísio Teixeira (Bahia), MSTech, Lexmark, entre outros.

Arena– Na arena de soluções, foram abordados temas como conectividade e mobilidade, além da comunicação unificada e segurança. O evento teve transmissão online.