Fale Conosco

3 de setembro de 2015

Fórum de Governança da Internet abre inscrições online até o dia 23 de outubro



Estão abertas as inscrições para o Fórum de Governança da Internet (IGF) 2015, que acontece entre os dias 9 e 13 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site oficial do fórum (em inglês), disponível em https://www.intgovforum.org/cms/igf2015-registration. As vagas são limitadas e dependem da aprovação da Organização das Nações Unidas (ONU). O prazo máximo de submissão é 23 de outubro.

O Fórum de Governança da Internet é um fórum multissetorial, democrático e transparente, que viabiliza debates sobre questões de políticas públicas relativas a elementos importantes da governança da Internet. O IGF fornece uma plataforma facilitadora para discussões entre todos os setores do ecossistema de governança da Internet, incluindo as entidades credenciadas pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), bem como outras instituições e indivíduos com especialidade comprovada e experiência em assuntos relacionados à governança da Internet.

Após consultar a comunidade da Internet e discutir sobre o tema principal do encontro do IGF 2015, o Grupo Consultivo Multissetorial decidiu manter o título ‘Evolução da Governança da Internet: Capacitar o Desenvolvimento Sustentável’. Este tema será apoiado por oito subtemas que irão enquadrar as discussões do encontro de João Pessoa: Cibersegurança e confiança, A economia da Internet, Inclusão e diversidade, Abertura de acesso, Reforçando a cooperação multissetorial, A Internet e os Direitos Humanos, Recursos críticos da Internet e Questões Emergentes.

O Fórum Mundial vai discutir a segurança na internet. Serão mais de 100 workshops temáticos. A expectativa é de um público de mais de 1,8 mil participantes, entre autoridades e representantes de países e estados, além de pesquisadores e interessados no tema, que virão de várias partes do mundo. Entre os convidados já foi confirmada a presença do secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon.

Os organizadores do CGI afirmam que esse conhecimento e novas políticas tiradas a partir do evento de João Pessoa serão disseminadas em todo o mundo. O Fórum foi criado pela Organização das Nações Unidas no ano de 2006, pelo então secretário-geral, Kofi Annan, e vem sendo realizado anualmente em vários países. Essa é a segunda vez que o evento acontece no Brasil. A primeira foi em 2007, no Rio de Janeiro. Segundo o secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Hartmut Glaser, João Pessoa foi escolhida pela necessidade do evento ser fora do eixo Rio-São Paulo-Brasília e pelo fato da Paraíba ter um Centro de Convenções de alto nível, onde já foram realizados grandes eventos, como Canadá 3.0 e a RoboCup.