João Pessoa
Feed de Notícias

Fórum da Pessoa com Deficiência elege delegados para representar PB em etapa nacional

sexta-feira, 31 de agosto de 2012 - 15:43 - Fotos: 

O Fórum Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizado nestas quinta e sexta-feira (30 e 31), no auditório do Ministério Público, elegeu 20 delegados que irão representar a Paraíba na etapa nacional que acontecerá no mês de dezembro, em Brasília. No evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), os participantes elegeram 40 propostas, entre elas, a instituição de uma Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência.

Antes dessa etapa estadual, outros sete fóruns regionais foram realizados no Estado para contemplar todas as regiões da Paraíba. O secretário nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência, Roberto John Gonçalves da Silva, falou sobre o Plano Vivem sem Limites do Governo Federal.  “Aqui temos as representações de todo o Estado da Paraíba que tiveram a oportunidade de propor ideias que vão contribuir para uma melhor política para as pessoas com deficiência. Eles também conheceram um pouco mais sobre o Plano Nacional Viver sem Limites, como poder ter acesso a este projeto que precisa da adesão do Estado e dos municípios”, afirmou.     

Desafios – Com a temática “Um olhar através da Convenção sobre os direitos da Pessoa com Deficiência da ONU: Novas perspectivas e desafios”, foram debatidos eixos como: educação, saúde, segurança, comunicação, acessibilidade, transporte, moradia, prevenção, reabilitação, órteses e próteses. Os participantes também discutiram o acesso à justiça, padrão de vida e proteção social.

A coordenadora estadual da política da pessoa com deficiência, Gabrielle Vasconcelos, frisou o compromisso que a Paraíba tem com a causa. “O Governo do Estado, além de realizar os fóruns da pessoa com deficiência, promover melhorias na própria Funad, entre outras ações, está tentando, junto com o Ministério do Desenvolvimento Social, implantar dois equipamentos em João Pessoa para atender as pessoas com deficiência: o Centro Dia e a Residência Inclusiva”, explicou.