João Pessoa
Feed de Notícias

Fórum discute Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres

sexta-feira, 8 de julho de 2011 - 16:16 - Fotos:  Antonio David/Secom-PB

Primeira Dama, Pâmela Bório abriu o evento. Foto: Antonio David/Secom-PB

No mês de outubro será realizada em João Pessoa a III Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. Nesta sexta-feira (8), dezenas de mulheres estão reunidas até o final da tarde no Netuanah Praia Hotel, na Avenida Cabo Branco, no Fórum Preparatório para a Conferência.

Aberto às 9h30, com as presenças da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, da secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, deputadas, vereadoras e representantes de diversas instituições e entidades, o fórum tem a participação da secretária de Políticas Públicas do Estado de Pernambuco, Cristina Buarque, que expôs o tema: Fortalecimento e atuação dos Organismos de Políticas para as Mulheres: gestão da transversalidade, intervenção no Plano Plurianual (PPA) e orçamento.

A primeira-dama do Estado da Paraíba, jornalista Pâmela Bório, ressaltou que o fórum visa articular as parcerias dos municípios em prol da III Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. Pâmela revelou que a discussão é necessária porque apesar do debate pelos direitos das mulheres e em defesa das diversidades humanas existir há algumas décadas no país, a incorporação da questão dos gêneros nas políticas públicas ainda é um tema pouco explorado. Ela destacou que a descriminação ainda é um entrave e aos municípios é importante o desenvolvimento social paralelo ao desenvolvimento econômico.

A secretária Iraê Lucena afirmou que o fórum é um chamamento aos prefeitos e prefeitas, sensibilizando-os para que convoquem as conferências municipais. Participam do encontro as deputadas estaduais Gilma Germano e Lea Toscano, a vereadora de João Pessoa Sandra Marrocos, representantes das mulheres indígenas, ciganas, mulheres de terreiros, entidades de mulheres feministas e representantes da OAB-Paraíba e do Tribunal de Justiça.

Cristina Buarque, secretária de Políticas Públicas do Estado de Pernambuco, destacou que é de extrema importância os municípios se organizarem para que se construam política pública estadual de enfrentamento à violência, de capacitação das mulheres nessas políticas. Cristina revelou que as mulheres têm conquistado espaços, mas ainda há muito o que avançar.

Nesta tarde, o tema Eixo de Atuação de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, está sendo

Secretária Iraê Lucena compondo a mesa. Foto: Antonio David/Secom-PB

apresentado pela secretária executiva, Gilberta Soares, e por Elinaide Alves de Carvalho, gerente executiva de Equidade de Gênero.

Na sequência, será apresentado o temário, o regimento e principais questões relativas à preparação das conferências municipais, regionais e a estadual, referente à atuação do Estado, municípios e sociedade civil.  Esta parte da reunião será coordenada pela secretária Iraê Lucena e pela secretária municipal de Políticas para as Mulheres de João Pessoa, Nézia Tomé.