Fale Conosco

25 de maio de 2012

Fórum ‘A Paraíba na Rio +20’ debate propostas socioambientais na Capital



As propostas da Paraíba referentes à questão socioambiental brasileira foram debatidas durante o fórum ‘A Paraíba na Rio +20’, nesta sexta-feira (25), no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, coordenado pela Rede Paraibana de Educação Ambiental (Rebea) e outras instituições locais. As propostas comporão a Carta da Paraíba, com diretrizes das políticas públicas nacionais e regionais a serem levadas para a reunião da Cúpula dos Povos durante a Rio +20, no próximo mês.

O secretário de Educação, Harrison Targino, esteve no Fórum e destacou a importância e o respeito à preservação do meio ambiente nessas discussões, “A Rio +20 é uma grande conferência da Terra, e ‘A Paraíba na Rio +20’ vem discutir avanços e dilemas ainda persistentes nas questões ambientais. A Paraíba está na busca da mobilização da sociedade e dos órgãos públicos e a rede estadual de educação estará presente na luta ambiental buscando formar uma nova geração que respeita e preserva o meio em que vive”.

A Cúpula dos Povos é um evento paralelo à Rio +20, que irá reunir milhares de pessoas no Aterro do Flamengo, no período de 15 a 23 de junho, para cobrar dos governantes mundiais justiças sociais e ambientais com ênfase nas políticas públicas que tragam o desenvolvimento sustentável e os desafios da crise do planeta.

Além de educadores, movimentos ambientais e autoridades, o fórum ‘A Paraíba na Rio +20’ contou com a presença do representante do Ministério da Educação (MEC), Cristiano Cunha, que também teve uma reunião com o secretário Harrison Targino para o planejamento das atividades da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada em Brasília, em outubro de 2013.