Fale Conosco

9 de dezembro de 2015

Fortalecimento das cadeias produtivas da Paraíba é destaque durante conferência em Brasília



O secretário de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes, participa da 7ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais, em Brasília. Durante o evento, que começa nesta quarta-feira (9), serão discutidas formas de estímulo e desenvolvimento de empresas e empreendedores organizados em arranjos. Além do secretário Laplace Guedes, participam do encontro diversas autoridades da indústria e de universidades. O evento termina nesta quinta-feira (10).

O tema desta edição é “APLs: Dinamização das Cadeias Produtivas e Inclusão Social”. Os dois dias de programação buscam aprimorar e estimular o desenvolvimento das empresas e empreendedores. O evento é gratuito e aberto para o público geral.  A programação prevê palestras, oficinas e minicursos, mesas temáticas, apresentação de cases e outras atividades que visam criar um espaço dinâmico e interativo.

A Paraíba irá contribuir em vários momentos com o evento. A Mesa Temática intitulada “Planejamento nos APLs: Importância e Formas” será dirigida pelo professor Paulo Fernando Cavalcanti Filho, da UFPB, que tem trabalhado em conjunto com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento econômico em uma proposta de convênio entre a universidade e o Governo do Estado para o desenvolvimento dos APLs paraibanos.

APL – O arranjo produtivo local (APL) é um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, desenvolvendo atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.

A articulação de empresas de todos os tamanhos em APLs e o aproveitamento das sinergias geradas por suas interações fortalecem suas chances de sobrevivência e crescimento, constituindo-se em importante fonte de vantagens competitivas duradouras.