Fale Conosco

5 de dezembro de 2014

Formatura de aspirantes a oficial do Corpo de Bombeiros acontece nesta sexta-feira



O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba vai contar, em 2015, com 24 novos aspirantes a oficial, sendo sete deles mulheres, que concluíram o Curso de Formação de Oficiais (CFO) este ano. A solenidade, que marca o término da qualificação dos cadetes, acontece às 16h desta sexta-feira (5), no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, em Mangabeira, na Capital. Na ocasião, também serão formados 37 aspirantes a oficial PM.

Segundo o coordenador disciplinar do CFO-BM, tenente coronel Marcelo Vilar, a formatura será marcada pela entrega das insígnias e da espada aos aspirantes, símbolos que representam o oficialato. Os concluintes, por sua vez, passarão o Espadim Tiradentes, que é a arma símbolo do cadete durante a sua formação, aos militares que estão no primeiro ano do curso.

Conforme o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, os novos aspirantes vão reforçar o efetivo, sobretudo nas unidades recentemente inauguradas, sendo um potencial a mais na prestação de serviço à sociedade. “O aspirantado é um coroamento da conclusão do curso, uma vitória e um passo importante para a carreira profissional, que tem que ser desenvolvida colocando em prática o conhecimento adquirido na academia, seja na parte administrativa ou operacional”, completou o coronel.

Durante a solenidade, os aspirantes também farão o juramento e a tomada de compromisso, comprometendo-se a prestar um bom serviço à população. No sábado (6), as comemorações continuam com o tradicional baile de formatura para os concluintes e as respectivas famílias.

O curso – Após três anosde curso em turno integral, perfazendo uma carga horária de quase quatro mil horas/aulas de preparação, os cadetes são graduados como Engenheiros de Segurança Contra Incêndio e Pânico.  Na formação, eles recebem instruções tanto técnicas e práticas, quanto teóricas. Entre elas disciplinas de Salvamentos Terrestre, Aquático e Aéreo, Atendimento Pré-hospitalar e Combate a Incêndio, além de Direito Penal Militar, Física, Química e Resistência de Materiais.

Concluído o curso, o aluno é declarado aspirante a oficial Bombeiro Militar. Após um período de estágio probatório de, no mínimo seis meses, o bombeiro é promovido ao posto de 2º tenente, ingressando no Quadro de Oficiais Combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba.

Seleção – Para se tornar um oficial da Polícia Militar e do Bombeiro Militar, os candidatos passam por um processo seletivo dividido em diversas etapas. A primeira é a fase intelectual, que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Médio) do ano vigente, e as demais consistem em testes de saúde, físico e psicológico.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros está com inscrições abertas até o dia 8 de dezembro para o CFO 2015, através do link www.pm.pb.gov.br/inscricoes_cfoBM2015. São 15 vagas, sendo cinco para mulheres.