João Pessoa
Feed de Notícias

Formada 1ª turma de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na Administração

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010 - 10:20 - Fotos: 

A Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep) realizou, na noite desta quinta-feira (2), a formatura de 60 servidores estaduais no curso de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na Administração Pública. A solenidade ocorreu no prédio da instituição, em Mangabeira, e teve a presença do secretário de Estado de Administração, Antônio Fernandes, que representou o governador José Maranhão. Outra turma de 40 alunos foi formada em Campina Grande. Nas duas cidades, o curso teve duração de dois anos e foi totalmente custeado pelos cofres públicos.

Durante a cerimônia, Antônio Fernandes destacou que a qualidade do serviço público só é obtida através da qualificação do funcionalismo. “Os cursos promovidos pela Espep fazem parte de uma política promovida pelo governo com o objetivo de valorizar o servidor público. Essas aulas são destinadas a todos os funcionários, sejam efetivos ou comissionados”, afirmou.
 
Demonstrando satisfação com a titulação conquistada, formandos declararam que o curso  promoveu crescimento pessoal e profissional. “Esse aprendizado é muito importante, porque melhora nosso trabalho. Estou muito feliz com essa oportunidade proporcionada pelo governo”, ressaltou a formanda Danielly Brilhante de Moura.
 “Essa iniciativa de nos proporcionar qualificação é positiva e vai melhorar a qualidade do serviço que prestamos. Sem dúvida, é algo que precisa ser incentivado”, salientou o funcionário José Jerônimo de Araújo, que trabalha na Codata.

Descentralização

Além de João Pessoa, a Espep oferece aulas nos municípios de Campina Grande, Mamanguape, Araruna, Guarabira, Monteiro, Patos, Sousa e Cajazeiras. Os cursos são de qualificação, pós-graduação e pré-vestibular. No ano passado, a instituição beneficiou cerca de 16 mil pessoas. E, este ano, a previsão é que o número de contemplados ultrapasse os 18 mil, já que ainda haverá aulas até o final deste ano. Informática, Responsabilidade Fiscal, Pregão e gestão de pessoas são alguns dos cursos disponibilizados. As aulas são ministradas por professores com títulos de mestrado e doutorado que são contratados pela Espep. 
 
De acordo com a superintendente da Espep, Maria Alice Andrade, a escola de João Pessoa  passou recentemente por uma reforma para oferecer comodidade e conforto aos alunos. Salas de aulas, área de lazer e rampas de acessibilidade foram algumas das melhorias implantadas. “Ainda dispomos de restaurante, ônibus para o transporte do aluno da Espep até o Centro Administrativo do Estado e, em casos especiais, até hospedagem”, destacou Maria Alice. 
 
Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para custear as despesas, a Espep usa recursos do Fundo de Recursos Humanos (FDRH), mantido pelo Governo da Paraíba. Apesar das reformas recentes, a escola deve passar por novas obras no próximo ano. Serão instalados mais dez salas de aulas, muros com guarita e alojamento para 150 pessoas. O investimento, na ordem de quase R$ 2 milhões já estão assegurados. “O projeto arquitetônico foi aprovado e os convênios virão dos cofres do Estado, através do FDRH”, enfatiza a superintendente da Espep.

Nathielle Ferreira, com fotos de Ernane Gomes, da Secom