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Formação Continuada é concluída em clima de confraternização natalina

terça-feira, 20 de dezembro de 2011 - 18:53 - Fotos: 

A primeira etapa da formação continuada de professores da rede estadual terminou no sábado (17) em meio à comemoração. Os quase 13 mil professores cursistas que assistiram durante oito sábados a aulas presenciais realizaram eventos de confraternização. Em cada sala houve troca de presentes, comes e bebes e em algumas escolas apresentações musicais, de repentistas e dos trabalhos elaborados, além de uma avaliação do processo pelos professores ministrantes juntamente com os cursistas.

“Isso dá uma sensação de dever cumprido e demonstra que os professores assimilaram mais esse incentivo do Governo do Estado, quanto à capacitação e melhoria na qualificação dos profissionais de educação da rede de ensino, que resultará em melhores salários para a categoria”, destacou o secretário de Estado da Educação, Afonso Celso Scocuglia.

Segundo o secretário, no primeiro semestre de 2012 será feito o planejamento para a segunda etapa da formação para complementar o curso com a carga horária de 360 horas, que dá direito a uma especialização. Os certificados dessa primeira etapa serão emitidos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), entregues nas Gerências Regionais de Educação (GRE), que por sua vez encaminharão às escolas correspondentes até o final de janeiro do próximo ano.

A formação serviu também como fonte de pesquisa de alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e para alguns professores ministrantes da UEPB, que pretendem elaborar trabalhos baseados nos resultados. A Formação Continuada faz parte do plano de gestão “Paraíba faz Educação”, oferecida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a UEPB.

 

As aulas ocorreram de 29 de outubro a 17 de dezembro deste ano. Nesta primeira etapa, os professores participam de atividades presenciais e semipresenciais, com carga horária de 180 horas, distribuídas aos sábados, totalizando 60 horas de curso presenciais e 120 horas não presenciais. A formação ocorrerá em etapas e no decorrer do processo será oferecido um curso de especialização lato sensu, que possibilite ao professor uma ascensão verticalizada.