João Pessoa
Feed de Notícias

Forças de segurança levam tranquilidade para foliões do Cafuçu

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013 - 17:31 - Fotos:  Roberto Guedes / Secom-PB

Aproximadamente 250 policiais militares, civis e bombeiros militares irão trabalhar nesta sexta-feira (8) durante o desfile do bloco Cafuçu, que acontece no Centro de João Pessoa. O objetivo é reprimir principalmente os crimes contra a vida e contra o patrimônio durante o evento, mantendo a integridade dos foliões no desfile que marca o fim das prévias carnavalescas na Capital.

A Polícia Militar vai empregar 150 policiais e o efetivo contará com o apoio de 10 viaturas e cinco trios da Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam), que fará abordagens a suspeitos nas ruas adjacentes ao evento.

A novidade deste ano é um trabalho de orientação que será feito para os guardadores de carros, conhecidos com ‘flanelinhas’. “Estaremos antes do evento chamando esses cidadãos para orientá-los sobre o que eles podem e não podem fazer, lembrando que não podem cobrar antecipadamente e de que o serviço deles, que não é cadastrado como a lei manda, é uma cortesia, sendo facultada aos foliões a opção de contribuir financeiramente ou não”, ressaltou o comandante do 1º Batalhão, tenente coronel Almeida Martins, que coordenará o policiamento no bloco.

A polícia judiciária vai contar com a presença de equipes das delegacias especializadas de Crimes contra a Pessoa (Homicídios), Crimes contra o Patrimônio (Roubos e Furtos) e Repressão a Entorpecentes infiltradas no bloco. Além disso, permanecem de plantão a 2ª Delegacia Distrital (DD), no Centro, e a 1ª DD de Cruz das Armas, para procedimentos de flagrante e registros de ocorrências. Trinta policiais e dez viaturas estarão realizando esses trabalhos.

“A Polícia Civil está com o seu efetivo empenhado em preservar a integridade física dos foliões, nas prévias, no Carnaval Tradição, que acontece nos próximos dias, e também nos litorais Sul e Norte, todos abrangidos por nossa gerência”, destacou Wagner Dorta, gerente executivo de Polícia Civil Metropolitana. Segundo ele, equipes da Inteligência ainda estarão presentes, de forma velada, nessas localidades.

Já o Corpo de Bombeiros vai empregar 68 profissionais no local do desfile, com duas viaturas de combate a incêndios, duas viaturas de autorresgate, duas motos de resgate e ainda uma viatura de Busca e Salvamento. “Como sempre, estamos integrados às polícias, fiscalizando os locais de festa e preservando a vida”, frisou o comandante da corporação, coronel Jair Carneiro.

A concentração do bloco Cafuçu será iniciada às 19h, no Ponto de Cem Réis e nas Praças Rio Branco e Dom Adauto e tem como destino a Praça Antenor Navarro.