João Pessoa
Feed de Notícias

Forças de Segurança iniciam testes de novo sistema de rádio comunicação digital no Carnaval  

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017 - 16:44 - Fotos: 

O novo sistema de rádio comunicação digital da Segurança Pública da Paraíba começa a ser testado durante o Carnaval 2017. Foi o que afirmou o presidente da Motorola Solutions do Brasil, Elton Borgonovo, durante visita ao Estado nessa quarta-feira (18), quando participou da reunião de monitoramento, realizada semanalmente com os gestores das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, e que foi presidida pelo secretário executivo da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes.

De acordo com Borgonovo, os equipamentos estarão aptos para os testes nas prévias carnavalescas de João Pessoa, a fim de contribuir com os planos de segurança previstos para grandes blocos de rua, como as Muriçocas do Miramar. A nova tecnologia, avaliada em R$ 33 milhões, representa o maior investimento dessa natureza já ocorrido na Paraíba e vai substituir o sistema analógico atualmente utilizado.

Durante a reunião, o secretário Jean Nunes ratificou a importância da aquisição dos equipamentos, por meio de convênio com o Governo Federal, para que as forças de segurança possam se comunicar de maneira mais ágil e segura, o que reflete em uma melhor prestação de serviço à população. “É importante o compromisso da Motorola Solutions do Brasil para o início da fase de testes, o que demonstra seriedade e parceria com a Segurança Pública. Com a nova tecnologia, as Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário, Departamento de Trânsito (Detran) e Casa Militar irão trabalhar interligados, com um sistema digital composto por softwares, rádios (hand talks – HT) e outros equipamentos modernos e de última geração – Sistema Tetra – utilizado em países da Europa”, frisou, acrescentando que até o final do ano o sistema deve estar em pleno funcionamento e que as primeiras cidades que receberão os equipamentos serão João Pessoa e Campina Grande.

No dia 12 de janeiro, sete carretas de equipamentos foram recebidas da Alemanha e dos Estados Unidos, com um equipamento controlador de sistema; 35 estações de despacho; 38 estações de rádio base, com quatro e dois portadores, responsáveis por transmitir e receber sinais; 332 rádios fixos para delegacias, batalhões e companhias, entre outras unidades; 1300 rádios para interligar as estações rádio base e 4 mil rádios portáteis (HT). Na mesma semana foram iniciadas as obras de instalações das antenas de transmissão, que serão 40 no Estado.