Fale Conosco

20 de janeiro de 2015

Forças de segurança controlam princípio de tumulto em penitenciária de Cajazeiras



As forças de segurança do Estado controlaram, na noite desta segunda-feira (19), um princípio de tumulto na Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras, impedindo maiores danos à estrutura da unidade e à integridade física dos apenados. Os envolvidos foram transferidos para a Penitenciária de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão, em Mangabeira, e Complexo Penitenciário Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes, ambos na Capital.

A movimentação teve início após uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ser acionada para realizar atendimento a um preso que se queixava de estar passando mal. Depois da constatação de que não seria necessária a sua transferência para o hospital, cinco apenados iniciaram uma baderna. O secretário de Administração Penitenciária, Wagner Dorta ressaltou que as ações da Seap estão sendo cada vez mais ampliadas, no sentido de realizar uma repressão qualificada a qualquer ato contra as leis do Estado.

De acordo com o gerente de Planejamento e Inteligência (Geplasi) da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Jardson Fonseca, a situação está totalmente controlada e os trabalhos de recuperação de danos à estrutura estão avançados. “Enquanto isso, os apenados estão recolhidos em outra ala do estabelecimento penal”, informou.

Operação conjunta – Participaram da ação de combate ao tumulto homens do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), policiais do 6º Batalhão, localizado em Cajazeiras, e do Corpo de Bombeiros.