João Pessoa
Feed de Notícias

Força-tarefa inicia vistoria em 26 barragens do Estado

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 - 16:50 - Fotos: 
As quatro equipes que compõem a força-tarefa criada pelo Governo do Estado já iniciaram as vistorias nas 26 barragens estaduais que precisam de serviços de manutenção, comum a todas as grandes obras na área de recursos hídricos. De acordo com o secretário Estadual de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, em 15 dias os técnicos já terão um parecer sobre a real situação desses açudes. Só a partir daí será possível dar início às obras de recuperação.

A Secretaria está implantando um programa de manutenção e recuperação permanente que será executado nos açudes estaduais. Esse programa tem como objetivo prevenir ações emergencias como as que estão sendo adotadas agora, pelo fato das vistorias não terem sido realizadas anteriormente.

As inspeções permanentes acontecerão sempre no segundo semestre de cada ano, já que esse é o período de estiagem e, portanto, o melhor momento para detectar problemas em razão das barragens estarem em um nível mais baixo.

Números – Na Paraíba, existem mais de 4 mil mananciais. Desse total, aproximadamente 150 são considerados de maior importância pela capacidade de armazenamento. O acompanhamento dos volumes de água nos açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas pode ser feito através do site do órgão www.aesa.pb.gov.br.