Fale Conosco

10 de maio de 2011

Força Tarefa da Educação reúne diretores das escolas de Bayeux



A força tarefa criada pela Secretaria de Estado da Educação realizou nesta terça-feira (10) reunião com os diretores das escolas de Bayeux. A equipe da força tarefa já visitou duas escolas do município na semana passada, detectando os problemas estruturais e pedagógicos. “A visita aconteceu na última sexta-feira e hoje já estamos com a equipe realizando reparos nas instalações hidráulicas e retelhamento no prédio da escola”, conta Edson Lima de Oliveira, coordenador da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dávila Lins, uma das visitadas pela equipe.  O mesmo também acontece na Escola Estadual Getúlio Vargas.

O município de Bayeux conta com 14 escolas estaduais. Segundo o coordenador Edson Oliveira, há muito tempo a escola não passa por reformas. “Há mais de 10 anos não acontecem reformas na escola”, explicou. Na Dávila Lins, além dos ensinos fundamental e médio, também estudam alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos (Eja) e o projeto Mais Educação (escola em tempo integral). Cerca de 1.800 alunos estudam na escola nos três turnos.

A força tarefa da Educação é composta por duas equipes que têm como missão visitar e vistoriar todas as 1.036 escolas da rede estadual de ensino do Estado, identificando necessidades pedagógicas e estruturais. Cerca de 200 escolas já foram visitadas em todo o Estado. Os problemas emergenciais, como pequenos reparos, são resolvidos com urgência. Outras necessidades como grandes reformas são relatadas à Secretaria para que sejam resolvidas.

A força tarefa da Educação também está acompanhando a equipe da Secretaria no projeto Caminhos da Gestão Participativa, que esta semana estará nos municípios de Patos e Monteiro, dentro da programação do Orçamento Democrático Estadual.

A força tarefa conta com uma equipe operacional e outra executiva. A equipe executiva é composta por um representante do gabinete da Secretaria Executiva, a gerente da Gerência de Acompanhamento da Gestão Escolar (Geage), um representante da Gerência Regional de Educação da 1ª Região, o gerente da Subgerência de Serviços de Acompanhamento e Manutenção de Obras, e o gerente administrativo da Secretaria. A equipe operacional é composta por eletricistas, bombeiros, pedreiros, encanadores e marceneiros.