João Pessoa
Feed de Notícias

Força Tarefa da Educação conclui visitas às escolas estaduais de Bayeux

quarta-feira, 11 de maio de 2011 - 18:00 - Fotos: 

Equipe encontrou situação crítica na Escola Frei Caneca - Secom-PB

A Força Tarefa criada pela Secretaria de Estado da Educação conclui nesta quarta-feira (11) as visitas nas escolas estaduais de Bayeux. A equipe passou em 14 estabelecimentos de ensino da rede estadual. A situação mais crítica encontrada na visita desta quarta-feira foi na Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Caneca, no Bairro São Lourenço, que está totalmente alagada há sete dias por causa das chuvas. Por conta disso, segundo a diretora Lindalva Soares Martins, as aulas estão suspensas, mas a previsão é que sejam regularizadas nesta segunda-feira (16) e os dias perdidos pelos alunos repostos.

A orientação da equipe da Secretaria da Educação é que seja feita a limpeza do prédio e suspensão das carteiras e dos móveis para proteger da água que inundou todas as salas. Outra providência resolvida de imediato foi a retirada do lixo que estava acumulado do lado da escola. O educandário funciona pela manhã e à tarde com mais de 100 alunos. Conta com boa estrutura, móveis novos, livros didáticos e merenda escolar. Porém, por conta da chuva, um engenheiro da Subgerência de Serviços de Acompanhamento e Manutenção de Obras (Cotese) vai avaliar os problemas na parte elétrica para tomar as providências.

Outra escola visitada foi a Irineu Pinto. Lá estão sendo feitos reparos e a Força Tarefa passou algumas orientações para a direção da escola com relação à limpeza e aplicação dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola para melhoria do funcionamento da unidade, garantindo assim maior comodidade para alunos, professores e servidores. A Irineu Pinto funciona nos três expedientes para 1.900 alunos.

A Força Tarefa da Educação é composta por duas equipes que têm como missão visitar e vistoriar todas as 1.036 escolas da rede estadual de ensino do Estado, identificando necessidades pedagógicas e estruturais. Cerca de 200 escolas já foram visitadas em todo o Estado desde a instituição da equipe, em março deste ano. Os problemas emergenciais, como pequenos reparos, são resolvidos com urgência. Outras necessidades como grandes reformas são relatadas à Secretaria para que sejam resolvidas.

Equipe visitou 14 escolas em Bayeux - Secom-PB

A Força Tarefa da Educação também está acompanhando a equipe da Secretaria no projeto Caminhos da Gestão Participativa, que esta semana estará nos municípios de Patos e Monteiro, dentro da programação do Orçamento Democrático Estadual.