João Pessoa
Feed de Notícias

Foi realizado um casamento coletivo na Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho

sábado, 20 de fevereiro de 2010 - 16:44 - Fotos: 

A manhã deste sábado (20) começou movimentada no município Princesa Isabel. O Programa Praça da Gente do Governo do Estado da Paraíba atraiu milhares de pessoas da região que utilizaram os mais variados serviços oferecidos pela ação. Crianças e idosos, homens e mulheres encontraram um benefício que lhes trouxe mais saúde e  cidadania. O casamento coletivo foi realizado na Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho, que está localizada na Praça Zé Pereira, no Centro da cidade, que foi completamente ocupada pelo programa.  

O programa e a Prefeitura de Princesa viabilizaram o casamento coletivo de 13 casais da cidade, que já viviam juntos mas nunca tiveram a oportunidade de oficializarem a relação. “Vivemos juntos há oito anos e temos um filho com sete anos. Pra mim é um sonho”, disse a noiva Maria do Bom Conselho Félix, 22 anos. “A gente ia casar em dezembro, mas por falta de condições financeiras não deu certo. Agora deu”, completou o noivo Robem Magalit do Nascimento, 24 anos.

O casal Hércules Carvalho da Silva, 24 anos, e Carla da Silva Almeida não escondiam o nervosismo, mesmo depois de conviverem há cinco anos. “Estou alegre e muito nervosa. A gente vive na mesma casa, mas não é a mesma coisa de casar de verdade. Depois da benção e do papel tudo fica melhor”, disse a noiva. Depois da cerimônia religiosa, os noivos foram recebidos na praça e dançaram o ‘Forró dos novos casados’ animado pelo trio Três do Xamêgo.  

Primeira identidade – Joseane Moreira Venâncio, estudante, disse que achou a iniciativa ótima. O primeiro serviço que utilizou foi no Espaço da Identidade. “Vou fazer o meu primeiro RG (carteira de identidade), aqui. Estou achando legal a animação da praça, todo mundo da cidade está aqui”, disse.

No Espaço Balcão de Direitos, Cícero Caetano de Lima, desempregado, foi pegar informações a respeito do seguro desemprego e salário família. “Eu estou achando muito boa essa prestação de serviços, inclusive já fiz o meu teste de PSA (que detecta câncer de próstata) e enquanto aguardo o resultado estou aqui me informando dos meus direitos” afirmou.

Exame e óculos – Já no Espaço da Oftalmologia, um dos serviços mais procurados do programa, a dona-de-casa Maria Pereira dos Santos, disse que já havia feito exame de vista, mas que nunca tinha ganhado os óculos gratuitamente e que isso é que era muito bom.

Enquanto a população de Princesa Isabel usufruía dos diversos serviços oferecidos, o trio Os Três do Xamêgo animavam a praça, tocando o forró pé-de-serra. Representantes da cultura popular local também apresentaram números de dança e música, no palco armado na praça.        

Avaliação positiva – A secretaria-executiva de Estado da Saúde, Lourdinha Aragão, destacou o comparecimento da população ao local. “A parceria com a Prefeitura de Princesa Isabel foi fundamental porque facilitou muito o nosso trabalho. Dá para ver que o Programa Praça da Gente se preocupa muito com a organização e a estrutura, visando sempre o benefício à população. A satisfação do povo em relação aos serviços oferecidos é grande, principalmente nos espaços mais procurados como o da oftalmologia, enfermagem e nutrição e o da retirada de documentos” arrematou.

O prefeito de Princesa Isabel Tiago Pereira, afirmou que o Governo do Estado mostra com ações como essa que tem compromisso com a população local e que está de portas abertas para todos. “Princesa Isabel havia sido esquecida pelos governos anteriores, seja por motivos geográficos ou políticos. Mas hoje Princesa Isabel está sendo prestigiada com programas como este. O Governo do Estado está dando a oportunidade para que todo cidadão se sinta um cidadão de fato, exercendo sua cidadania” conclui.

Serviços – Entre os serviços oferecidos aos 20.017 moradores do município e mais os habitantes das cidades vizinhas estavam: consultas e exames de mama, de oftalmologia e dermatologia; medição de pressão arterial; glicemia capilar; medição do índice de massa corporal (IMC); teste rápido de HIV/Aids; escovódromo e orientação de saúde bucal; teste rápido de PSA (exame que detecta câncer de próstata); coleta de sangue para doação; cadastro de doadores de medula óssea; vacinação para adolescentes e adultos; emissão do Cartão SUS; salão de beleza; casamentos, divórcios, aposentadorias e outros benefícios.

Também houve distribuição de mudas de plantas e sementes para horticultura; capacitação em piscicultura, com distribuição de alevinos; shows musicais e de dança, cinema; oficinas de educação ambiental; emissão de documentos: RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e registro de nascimento; simulação de incêndios; simulação de abordagem policial e outros; aconselhamento jurídico e orientação sobre direitos do cidadão e do consumidor; atividades de educação para o trânsito; atividades recreativas e esportivas.

Parceiros – A Praça da Gente é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e conta com serviços de mais 26 órgãos parceiros: secretarias de Educação e Cultura, Administração Penitenciária, Desenvolvimento Humano, Segurança e Defesa Social, Comunicação, Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte e Lazer; Casa Civil; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; Comando da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Emater, Empasa, Emepa; Funesc; Detran; Cagepa; DER; Cendac; Codata; Ouvidoria Pública; Defensoria Pública; Rádio Tabajara; Jornal A União, INSS, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público Estadual. O programa tem contado com o apoio das prefeituras municipais que recebem as ações.

Assessoria de Imprensa da SES-PB