João Pessoa
Feed de Notícias

Fogueiras da Cultura leva embolada e forró pé de serra para Itabaiana

segunda-feira, 27 de junho de 2011 - 17:45 - Fotos: 

Projeto visita 8 cidades paraibanas. Foto: Antonio David/Secom-PB

Após percorrer aproximadamente 1.500 quilômetros e visitar oito cidades paraibanas, o projeto Fogueiras da Cultura desembarca nesta segunda-feira (27) à noite em Itabaiana, onde apresenta os grupos Flor de Caroá, Alexandre Pé de Serra e Beto Brito.

Na cidade do poeta Zé da Luz e do sanfoneiro Sivuca, a estrutura do caminhão-palco será montada na Praça Epitácio Pessoa. Os shows começam às 19h e o acesso à programação é gratuito.

O projeto Fogueiras da Cultura é executado de acordo com as políticas de interiorização das ações culturais e democratização do acesso à cultura, definidas como prioridades da gestão estadual. De acordo com o secretário da Cultura, Chico César, “esta é mais uma ferramenta de afirmação da identidade paraibana. Estamos promovendo a cidadania e empoderando o movimento cultural do Estado”.

Flor de Caroá – Há 11 anos o grupo Flor de Caroá leva ao público da Grande João Pessoa canções que representam a cultura popular nordestina, expressas em xaxados, baiões, forrós e xotes. O grupo se destaca pela poética das letras e os arranjos que dão corpo às canções autorais e releituras de composições de cancioneiros nordestinos.

Alexandre Pé de Serra – Compositor desde a adolescência, Alexandre Pé de Serra divide o tempo entre a profissão de enfermeiro e a carreira artística. Defensor da cultura nordestina, participa de movimentos pela valorização da cultura tradicional e realiza pesquisas sobre o folclore local, trabalho que resultou no disco “Autenticidade Forrozeira”. Atualmente divulga o CD “Matuto Cheiroso”, com canções autorais.

Beto Brito – Piauiense radicado há mais de duas décadas em João Pessoa, Beto Brito traz consigo uma bagagem composta por côco, toré, baião, cordel, rabeca e viola, no trabalho que define como “sem o estereótipo do conservadorismo tradicional e imutável”. Detentor de quatro discos autorais, ingressou na literatura lançando o livro “Bazófias”, onde registra o maior cordel do mundo.

Durante a semana o caminhão-palco ainda percorre as cidades de Cuité nesta terça-feira (28), Alagoa Grande na quarta-feira (29) e Cabedelo na quinta-feira (30), apresentando artistas e grupos que promovem a música e a identidade da música paraibana.

27 de junho – Itabaiana – Praça Epitácio Pessoa – 19h

- Beto Brito

- Alexandre Pé de Serra

- Flor de Caroá

 

28 de junho – Cuité – Praça Cláudio Gervásio Furtado – 19h

- Forró Encabulado

- Amantes do Forró

- Beto Brito

 

29 de junho – Alagoa Grande – Praça Jackson do Pandeiro – 19h

- Banda de Pífanos de Caiana dos Crioulos

- Forró Encabulado

- Os Três do Norte

 

30 de junho – Cabedelo – Fortaleza de Santa Catarina – 19h

- Orquestra Sanfônica

- Ripa na Chulipa

- Dona Teca do Coco de Roda do Mestre Benedito