Fale Conosco

26 de junho de 2011

Fogueiras da Cultura encerra Salão do Artesanato, em Campina Grande



Após visitar sete cidades paraibanas apresentando shows de grupos ligados às tradições artísticas da Paraíba, o projeto Fogueiras da Cultura desembarca nesse domingo (26) em Campina Grande onde integra a programação de encerramento do Salão do Artesanato Paraibano. O caminhão-palco será montado no antigo prédio da concessionária Cavesa e os shows acontecem a partir das 19h.

A programação do projeto itinerante na cidade do Maior São João do Mundo apresenta três artistas de diferentes gerações da música paraibana. A noite começa com o anfitrião Benedito do Rojão e segue com os shows da cantora Sandra Belê e da forrozeira Zelita Calixto e seu Regional. Os shows têm a entrada franca.

Benedito do Rojão – João Benedito Marques nasceu em 1938 no Sítio Juá, em Catolé de Boa Vista, antigo distrito de Campina Grande. Contemporâneo de Jackson do Pandeiro, com o qual compôs duas canções, integrou os quadros da Rádio Borborema e ao longo do tempo criou canções em parcerias com Luiz Amorim, Antônio Sobrinho, Sebastião Marques, entre outros. Lançou o primeiro disco em 2003 e dois anos depois recebeu o título de Mestre das Artes da Paraíba por sua contribuição na preservação de ritmos e saberes da cultura paraibana.

Sandra Belê – Natural do município de Zabelê, a cantora caririzeira apresenta um trabalho composto por ritmos característicos da Paraíba. Com a voz pulsante e a experiência de quem vive de perto as manifestações da arte popular, deu novas formas aos reisados, pastoris, aboios, benditos, romances, forrós, cocos de roda e maracatus. Este ano lançou o terceiro CD, produzido sobre o alicerce da cultura paraibana e do legado dos cancioneiros nordestinos.

Zelita Calixto e o Seu Regional – Natural de Campina Grande, Zelita Calixto vem de uma família de instrumentistas da sanfona de oito baixos. É filha de José de Deus Calixto, o Seu Dideu, e irmã dos sanfoneiros Zé Calixto, Bastinho Calixto, João Calixto e Luizinho Calixto. Desde a infância foi influenciada pela música nordestina e assim como a maioria dos nove irmãos ingressou na música ainda jovem. Hoje, Zelita mantém viva as tradições e valores da música nordestina apresentando-se nos principais palcos do nordeste.

Durante essa semana o caminhão-palco vai percorrer as cidades de Itabaiana (27), Cuité (28), Alagoa Grande (29) e Cabedelo (30), apresentando artistas e grupos que promovam a música e a identidade da música paraibana.

27 de junho – Itabaiana – Praça Epitácio Pessoa – 19h
- Beto Brito
- Alexandre Pé de serra
- Flor de Caroá

28 de junho – Cuité – Praça Pública (antes do Arraial da Serra) – 19h
- Forró Encabulado
- Amantes do Forró
- Beto Brito

29 de junho – Alagoa Grande – Praça Jackson do Pandeiro – 19h
- Banda de Pífanos de Caiana dos Crioulos
- Forró Encabulado
- Os Três do Norte

30 de junho – Cabedelo – Fortaleza de Santa Catarina – 19h
- Orquestra Sanfônica
- Ripa na Chulipa
- Dona Teca do Coco de Roda do Mestre Benedito