João Pessoa
Feed de Notícias

Fogueiras da Cultura encerra Salão do Artesanato, em Campina Grande

domingo, 26 de junho de 2011 - 14:52 - Fotos:  Ítalo Brito / Divulgação

Após visitar sete cidades paraibanas apresentando shows de grupos ligados às tradições artísticas da Paraíba, o projeto Fogueiras da Cultura desembarca nesse domingo (26) em Campina Grande onde integra a programação de encerramento do Salão do Artesanato Paraibano. O caminhão-palco será montado no antigo prédio da concessionária Cavesa e os shows acontecem a partir das 19h.

A programação do projeto itinerante na cidade do Maior São João do Mundo apresenta três artistas de diferentes gerações da música paraibana. A noite começa com o anfitrião Benedito do Rojão e segue com os shows da cantora Sandra Belê e da forrozeira Zelita Calixto e seu Regional. Os shows têm a entrada franca.

Benedito do Rojão – João Benedito Marques nasceu em 1938 no Sítio Juá, em Catolé de Boa Vista, antigo distrito de Campina Grande. Contemporâneo de Jackson do Pandeiro, com o qual compôs duas canções, integrou os quadros da Rádio Borborema e ao longo do tempo criou canções em parcerias com Luiz Amorim, Antônio Sobrinho, Sebastião Marques, entre outros. Lançou o primeiro disco em 2003 e dois anos depois recebeu o título de Mestre das Artes da Paraíba por sua contribuição na preservação de ritmos e saberes da cultura paraibana.

Sandra Belê – Natural do município de Zabelê, a cantora caririzeira apresenta um trabalho composto por ritmos característicos da Paraíba. Com a voz pulsante e a experiência de quem vive de perto as manifestações da arte popular, deu novas formas aos reisados, pastoris, aboios, benditos, romances, forrós, cocos de roda e maracatus. Este ano lançou o terceiro CD, produzido sobre o alicerce da cultura paraibana e do legado dos cancioneiros nordestinos.

Zelita Calixto e o Seu Regional – Natural de Campina Grande, Zelita Calixto vem de uma família de instrumentistas da sanfona de oito baixos. É filha de José de Deus Calixto, o Seu Dideu, e irmã dos sanfoneiros Zé Calixto, Bastinho Calixto, João Calixto e Luizinho Calixto. Desde a infância foi influenciada pela música nordestina e assim como a maioria dos nove irmãos ingressou na música ainda jovem. Hoje, Zelita mantém viva as tradições e valores da música nordestina apresentando-se nos principais palcos do nordeste.

Durante essa semana o caminhão-palco vai percorrer as cidades de Itabaiana (27), Cuité (28), Alagoa Grande (29) e Cabedelo (30), apresentando artistas e grupos que promovam a música e a identidade da música paraibana.

27 de junho – Itabaiana – Praça Epitácio Pessoa – 19h
- Beto Brito
- Alexandre Pé de serra
- Flor de Caroá

28 de junho – Cuité – Praça Pública (antes do Arraial da Serra) – 19h
- Forró Encabulado
- Amantes do Forró
- Beto Brito

29 de junho – Alagoa Grande – Praça Jackson do Pandeiro – 19h
- Banda de Pífanos de Caiana dos Crioulos
- Forró Encabulado
- Os Três do Norte

30 de junho – Cabedelo – Fortaleza de Santa Catarina – 19h
- Orquestra Sanfônica
- Ripa na Chulipa
- Dona Teca do Coco de Roda do Mestre Benedito