João Pessoa
Feed de Notícias

Fiscalizações vão checar a documentação e tentar flagrar condutores embriagados

quinta-feira, 10 de junho de 2010 - 14:04 - Fotos: 
Quem for viajar durante os festejos juninos deve estar atento à documentação do condutor e do veículo. Muita gente esquece a data de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e acaba só descobrindo que está com o documento vencido na hora da abordagem policial.

O licenciamento 2010 deve ser outra preocupação antes de pegar a estrada. De acordo com o calendário, todos os veículos com placas finais 1, 2, 3, 4 e 5 já devem estar licenciados. Já os veículos com final 6 devem ser licenciados até o dia 30 de junho, quando também vence o prazo para que os proprietários de veículos com final 8 paguem o IPVA com desconto de 10%  ou optem pelo parcelamento do imposto em 3 meses.

Para as placas com final 9 o desconto vai até o dia 31 de julho e para o final “zero” até o dia 31 de agosto. Vale lembrar que o Detran, assim como as demais repartições públicas estaduais, terá o expediente alterado na semana do São João. No dia 22, o funcionamento será nos dois turnos, no dia 23 das 7h às 13h; e nos dias 24 e 25, o ponto será facultativo.

Mais 3 mil bafômetros em ação

Por causa dos festejos juninos e da Copa do Mundo, o Detran vai reforçar as fiscalizações para evitar que os motoristas dirijam depois de ingerir bebidas alcoólicas. Foram adquiridos mais três mil bafômetros descartáveis que serão utilizados durante todo o mês. As ações fazem parte da campanha ‘Paz no trânsito, a gente é que faz’, lançada em fevereiro pelo Governo do Estado e que vem tendo uma excelente aceitação, refletida também na redução do número de acidentes.

Cadeirinhas

Apesar do prazo para exigência das cadeirinhas para transporte das crianças ter sido prorrogado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para 1º de setembro, o Detran recomenda a aquisição imediata do equipamento e o incentivo ao uso. Segundo o superintendente do Detran, coronel Francisco de Assis Silva, “vale lembrar que algumas crianças podem resistir ao uso das cadeirinhas e, por isto, os pais devem aproveitar este período de prorrogação para adaptá-las ao equipamento”.

Da Assessoria de Imprensa do Detran