João Pessoa
Feed de Notícias

Final do Miss Reeducanda reúne representantes de unidades prisionais

sexta-feira, 28 de março de 2014 - 10:48 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

O Centro de Educação da Polícia Militar, em João Pessoa, sedia, nesta sexta-feira (28), a partir das 14h30, a final da primeira edição do Concurso Miss Reeducanda. Ao todo, 12 finalistas concorrem em três categorias. As candidatas são de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

A disputa é a primeira do gênero, no Brasil, a adotar três categorias: Miss Presídio, Plus Size e Queen. O secretário titular da Seap, Wallber Virgolino, destacou a importância do concurso para a ressocialização. “Nosso trabalho deve ter um olhar voltado para a ressocialização em todas as regiões deste estado. Agradeço a todos os participantes, em especial à primeira-dama do estado, que foi uma das idealizadoras deste concurso e acompanhou todos os passos do processo”, lembrou.

A primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, enfatizou que o concurso busca ressocializar as reeducandas. “Ele tem caráter inclusivo. Criamos várias categorias para valorizar e dignificar essas mulheres. A repercussão foi positiva tanto entre as reeducandas quanto na sociedade”, observou.

A gerente de ressocialização da Seap, Ziza Maia, reforçou o caráter inclusivo do evento. “Este concurso busca recuperar a autoestima das reeducandas, que se sentem cidadãs com a participação em um evento desta magnitude, onde os olhos da sociedade estão voltados para dentro das unidades prisionais, como forma de desmistificar preconceitos”, avaliou.

Ressocialização – o Concurso Miss Reeducanda Paraíba faz parte do programa de ressocialização “Cidadania é Liberdade”, lançado no ano de 2011. A iniciativa promove ações de educação, trabalho, cultura, família e saúde no sistema prisional paraibano. A meta é disponibilizar espaços de socialização e políticas públicas para o retorno dos reeducandos ao convívio social.