João Pessoa
Feed de Notícias

Fim da violência contra a mulher: ato ocorre nesta quinta, em João Pessoa

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 - 17:54 - Fotos: 

A campanha ‘Paraíba pelo fim da violência contra a mulher. Faça a sua parte’ terá caráter permanente, como anuncia a gerente do Programa Estadual de Políticas para Mulheres, Douraci Vieira, mas os ‘16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher’, iniciados no dia 24 de novembro passado, culminarão com um ato público a ser realizado nesta quinta-feira (10), no Parque Solon de Lucena (anel interno da Lagoa).

O evento terá início às 10h e a programação seguirá até às 15h, com apresentações culturais de diversos municípios paraibanos e distribuição de materiais informativos. No local das atividades, também serão instaladas tendas para exposições das cidades que realizaram ações ao longo dos 16 dias de ativismo e das Secretarias Estaduais.

Mudança de atitude – “Pela primeira vez, uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher está tendo a participação efetiva e conjunta de vários municípios paraibanos. Sabemos que o problema da violência de gênero é uma questão cultural, e é complicado construir novos valores em curto espaço de tempo, porém as mudanças de atitude e comportamentos são decisões individuais, que podem ser tomadas por cada cidadão e cada cidadã. Para fazer a sua parte, pessoas e ou grupos devem denunciar os casos de agressão e apoiar as vítimas de violência a saírem dessa situação”, explica Douraci Vieira, bastante satisfeita ao perceber que o debate sobre o tema da campanha está ganhando as ruas, envolvendo instituições e empresas.

Entre as atrações do ato público, a ser realizado nesta quinta-feira, estão apresentações de teatro, dança e show musical da banda Afro Nordestinas, com Kaline Lima. O encerramento ficará por conta do Grupo de Ciranda ‘Vó Mera e seus Netinhos’.

16 dias de ativismo – Como parte da campanha “Paraíba pelo fim da violência contra a mulher. Faça sua parte”, o Estado se integrou à mobilização internacional “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, que teve início no dia 24 de novembro (Dia de Enfrentamento à Violência contra a Mulher) e irá até esta quinta-feira, 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), com atividades em mais de 150 países.

Durante esses 16 dias, estão sendo realizadas ações em vários municípios paraibanos, especialmente nas 40 cidades que assinaram o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra Mulher, além de outras iniciativas da sociedade civil. Entre as atividades, destacam-se Sessões nas Câmaras Municipais, com apresentação de Projetos de Lei em defesa das mulheres; mutirões de serviços para atendimentos especializados; atividades de rua, como caminhadas, vigílias; palestras e oficinas pedagógicas nas escolas, reuniões com famílias; debates nas rádios locais, entre outras ações.

As secretarias estaduais também estão comprometidas com a campanha e, na segunda-feira (7), realizaram mobilizações internas com a distribuição de materiais informativos e debates sobre a violência de gênero, além da adesão dos homens à ‘Campanha Brasileira do Laço Branco: Homens pelo fim da violência contra a mulher’.

Da Assessoria de Imprensa da Casa Civil