João Pessoa
Feed de Notícias

Filme francês de animação é exibido em sessão exclusiva no Espaço Cine Digital

sexta-feira, 21 de outubro de 2011 - 09:04 - Fotos:  Divulgação

Desenho animado feito à mão, como se produzia antigamente. Assim é o filme “Um Gato em Paris”, que será exibido neste sábado (22), em sessão gratuita, no Espaço Cine Digital da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A produção francesa é assinada pelos diretores Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli e pode ser vista em cópia dublada. Os interessados em assistir devem enviar solicitação por e-mail para mediateca@afjoaopessoa.com.br, já que o número de vagas é limitado à capacidade do cinema. Ao receber o e-mail de confirmação, basta informar o nome.

A sessão exclusiva, que faz parte do calendário da estreia do filme no Brasil, é uma realização da Aliança Francesa na Paraíba em parceria com a Funesc, por meio da sua unidade de cinema.

Em meio à invasão do cinema 3D junto ao público jovem, o longa “Um Gato em Paris” (no título original, “Une Vie de Chat”) recupera a tradição do desenho à mão, com uma história feita para crianças cheia de referências a clássicos cinematográficos do gênero policial. Sucesso em seu país de origem, onde foi visto por cerca de 400 mil espectadores, “Um Gato em Paris” já havia conquistado a crítica brasileira ao ser exibido no Festival Varilux de Cinema Francês em junho deste ano. Com estreia brasileira em 21 cidades marcada para o dia 21 de outubro, antes disso o filme dirigido por Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli – ambos do renomado estúdio Folimage – participou da Mostra Geração do Festival do Rio.

Nesta sexta-feira (21), o filme estreia nacionalmente em 21 cidades: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campos, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macaé, Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Luís, São Paulo e Vitória. Um projeto que demorou mais de cinco anos para ficar pronto, a animação inova ao trazer uma história policial para crianças – o que é raro no cinema. No Brasil, o filme é distribuído pela Bonfilm.

Quebrando paradigmas e evitando o maniqueísmo, “Um Gato em Paris” é destinado às crianças, jovens e adultos. “Coloquei algumas pitadas para os cinéfilos. Uma conversa entre os bandidos que lembra Scorsese, um quarteto de gângsteres de meia tigela de apelidos esquisitos tirado de “Cães de Aluguel”, ou uma cena em homenagem a “O Mensageiro do Diabo”, revela Alain Gagnol, fã do cinema americano. Do ponto de vista técnico, o traço sensível e as imagens pictóricas remetem à influência de Matisse, Modigliani e Picasso no desenho dos franceses. Ao todo, cerca de 60 pessoas trabalharam na produção dos 769 planos.

Sinopse – Dino é um gato que divide sua vida entre duas casas. Durante o dia, ele vive com Zoé, a filha de Jeanne, uma delegada de polícia. Durante a noite, ele escala os tetos de Paris em companhia de Nico, um ladrão de grande habilidade. Jeanne está investigando vários roubos de jóias e ainda precisa cuidar da vigilância do Colosso de Nairóbi um grande monumento cobiçado pelo bandido Costa. Dino é testemunha de tudo que acontece e viverá muitas aventuras.

Serviço

Sessão de estreia do filme “Um Gato em Paris” (Une vie de chat). Gênero: Animação/Aventura

De Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli

Data: sábado (22)

Hora: 10h

Local: Espaço Cine Digital

Entrada: Gratuita (vagas limitadas)

Solicitação de ingressos por e-mail: mediateca@afjoaopessoa.com.br

Realização: Aliança Francesa e Espaço Cine Digital/FUNESC