João Pessoa
Feed de Notícias

Filme ‘Crítico’, de Kleber Mendonça, é a última atração do projeto Sessão Vitrine em João Pessoa

quarta-feira, 30 de novembro de 2011 - 14:21 - Fotos: 

Resultado de oito anos de pesquisa do cineasta Kleber Mendonça, o documentário “Crítico” (2008) encerra a passagem do projeto Sessão Vitrine por João Pessoa, neste fim de semana, com sessões que começam na sexta-feira (2) e prosseguem até domingo (4), às 20h, no Espaço Cine Digital, da Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa.

A produção reúne depoimentos de 70 críticos e cineastas, entre eles o brasileiro Walter Sales, Michel Ciment, Carlos Saura e Gus Van Sant. As exibições chegam ao público com ingressos ao preço de R$ 4 (inteiro) e R$ 2 (meia-entrada).

No documentário, críticos e cineastas discutem o cinema a partir do conflito que existe entre o artista e o observador. De 1998 a 2007, Kleber Mendonça Filho reuniu pontos de vista sobre essa relação no Brasil, Estados Unidos e Europa, usando sua experiência pessoal como cineasta e crítico. O filme abre uma janela para uma arte que é cada vez mais julgada pela indústria e que luta para permanecer humana na forma como é realizada e observada.

Em seu filme o realizador busca ouvir as partes envolvidas no universo da crítica: o criador e o apreciador. Desenvolvido no decorrer de 8 anos, tempo que levou filmando vários cineastas e comentadores em festivais, o documentário convida o público a conhecer diversas opiniões sobre fazer e ver cinema, e é curioso notar como o diálogo com o audiovisual é plural, multifacetado e sentido de formas diversas.

Depoimentos – Os depoimentos são apresentados em blocos que são expostos por temas, criando uma linha narrativa para o espectador, que passa a refletir sobre esta profissão tão polêmica no meio audiovisual.

No processo, cineastas e críticos deixam escapar suas idiossincrasias, mas é intrigante perceber que a discussão não inclui os anseios do público. Esta categoria completará o círculo de envolvidos com as películas no momento em que assisti-lo e, provavelmente, sairá dele repleto de conflitos relacionados à crítica possível e à crítica necessária.

“Vitrine” – O projeto Sessão Vitrine encerra sua temporada em João Pessoa após um mês de programação constante aos finais de semana. Com exibições de sábado a domingo, no Espaço Cine Digital da Funesc, o projeto recebeu produções como “Pacific”, de Marcelo Pedroso, “A Fuga da Mulher Gorila”, de Felipe Bragança e Marina Meliande, “Os Monstros”, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti, “Os Residentes”, de Thiago Mata Machado e, por fim, “Crítico”, de Kleber Mendonça.

Diante da boa fase produtiva que vive o cinema brasileiro, surgiu a ideia de tornar acessíveis ao público produções capazes de liderar bilheterias que ficam limitadas às exibições em festivais. Um cinema de qualidade, original, que retrata a cultura do país tem se destacado, e aos poucos conquista um público fiel e interessado em cineastas que têm muito para mostrar.

Serviço:

Filme: “Crítico”, de Kleber Mendonça / 76′ / Brasil / 2008 / Português / Documentário

Dias: 2, 3 e 4/12

Hora: 20h

Local: Espaço Cine Digital/ Espaço Cultural – Funesc, João Pessoa