Fale Conosco

25 de outubro de 2012

FIC recebe 274 projetos e Comissão Técnica começa trabalhos de seleção



A Comissão Técnica de Análise de Projetos (CTAP) da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) se reuniu oficialmente nesta quinta-feira (25) pela primeira vez desde o fim das inscrições de projetos ao Fundo Estadual de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC). Na ocasião, foram discutidos os critérios de seleção e distribuídos os processos para análise. As inscrições se encerraram no dia 13 de outubro e foram recebidos 274 projetos.

A reunião foi presidida pela secretária executiva de Cultura, Amazile Vieira, que informou sobre os critérios de julgamento e distribuiu parte dos projetos aos integrantes da Comissão presentes à reunião. Os projetos começaram a ser distribuídos por área aos respectivos julgadores e membros da CTAP, formada por 13 integrantes relacionados a diversas áreas da cultura. Numa posterior reunião, serão distribuídos mais projetos e debatidos os já analisados.

Neste edital de 2012, o Governo do Estado disponibiliza R$ 3 milhões para financiar a produção de 169 projetos que deverão ser executados no ano de 2013. O FIC Augusto dos Anjos contempla projetos nas áreas de artes integradas, artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música, patrimônio e teatro.

Mudanças - Amazile Vieira disse que uma das novidades deste ano no edital do FIC é a análise de mérito dos projetos. Daí a importância destes trabalhos da CTAP. “Antigamente, os projetos iam diretamente para análise jurídica e financeira da Comissão do FIC. Agora, os projetos são analisados previamente pela Comissão de Projetos e, caso tenham mérito, passam para uma etapa seguinte. A Comissão do FIC apenas recebeu os trabalhos. Os projetos estão sendo abertos e vistos pela primeira vez hoje e pela CTAP”, explicou a secretária executiva.

Essa análise de projetos, de acordo com o edital, tem duração de até 60 dias. Após a análise de mérito, será divulgada uma lista de contemplados, quando a Comissão do FIC entra em contato com estes para envio de documentação complementar. Terminada esta etapa, será elaborada a lista final dos aprovados.