Fale Conosco

8 de maio de 2015

‘Festival Sabores e Saberes’ termina neste fim de semana e já apresenta crescimento de 50% em relação ao ano passado



Termina neste fim de semana a 2ª edição do Festival Gastronômico Sabores e Saberes da Costa do Conde, no Litoral Sul paraibano. O evento, que reúne 12 estabelecimentos localizados nas praias de Coqueirinho, Carapibus, Tabatinga e Jacumã, teve início na semana passada e já registrou crescimento de 50% no fluxo de clientes em comparação a 2014. O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), apoia a realização da segunda edição do festival.

Neste domingo (10), data comemorativa do Dia das Mães, haverá uma solenidade de encerramento com a entrega de certificados de participação e o anúncio do melhor prato desta edição. Uma comissão formada por especialistas em Gastronomia, como Walter Ulysses e Edilson Santana, ficou responsável pela indicação do melhor prato.

Os pratos oferecidos durante o Festival Gastronômico custam entrem R$ 30 e R$ 80, mas a grande novidade são os cardápios especiais, com os clientes podendo experimentar ‘Atum a la Beach’, ‘Salmão a Carpe Diem’ ou até’ Risoto Sertanejo’, pratos que concorrem ao Prêmio de Melhor Cardápio. Mas os restaurantes continuam a oferecer outros pratos já tradicionais das casas. O especialista em Eco Gastronomia, Edilson Santana, afirma ter ficado surpreso e emocionado com o nível da gastronomia na Costa do Conde. “Não esperava tanto”, admite Santana. Dos 12 participantes há empreendimentos de ponta, assim como self service, e o especialista diz que essa é a marca e o sucesso do Festival.

Na avaliação da diretoria da Associação Comercial, Industrial do Conde (Acic), organizadora do Festival e que conta com a parceria do Sebrae-PB, o evento tem contribuído para incentivar e melhorar os produtos oferecidos aos clientes, sejam moradores ou turistas. E esse objetivo tem sido recompensado.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, ressalta a importância da realização do Festival Sabores e Saberes, como uma estratégia para fortalecer o segmento gastronômico. Ela destaca ainda que o Festival vai proporcionar resultados positivos na implementação do fluxo turístico.