Fale Conosco

28 de abril de 2014

Festival Gastronômico no Conde tem programação cultural com artistas da terra



O Festival Gastronômico ‘Sabores e Saberes’, que vai ser realizado desta quinta-feira (1º) a 11 de maio, na costa do Conde, litoral sul paraibano, terá um tempero a mais com shows especiais, exposição de artesanato e apresentação de grupos folclóricos. Ao todo, participarão do evento 13 estabelecimentos comerciais da região, que estão preparando uma série de atividades culturais paralelas ao festival gastronômico.

A programação cultural será desenvolvida nos estabelecimentos e contará com exposição do artista plástico Chico Ferreira, das Mães de Barro, distrito de Gurugy, e de bolsas artesanais com material reciclado. Está  confirmada a apresentação de quadrilha junina, dança do toré da aldeia dos Tabajaras, de Barra de Gramame, Côco de Roda ‘Novo Quilombola’ e do Grupo Folclórico Eita. Haverá ainda show de voz e violão com Sidney Lucena e Clayde Barata e mostra de vídeos de trilhas e degustação de doces.

Organizado pela Associação Comercial, Industrial do Conde (Acic) em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), prefeitura do Conde e iniciativa privada, o Festival Gastronômico busca apresentar novos pratos regionais para turistas e moradores, assim como divulgar a arte da boa comida e serviços, aliados à simplicidade, integração social e disseminação cultural.

Além dos pratos do cardápio, o evento irá apresentar receitas especialmente preparadas para oferecer aos clientes um diferencial gastronômico. Todos os representantes dos estabelecimentos passaram por um período de orientação do Sebrae da Paraíba, para aprimorar os temperos e as receitas. “Todos os pratos serão elaborados exclusivamente para o festival”, afirmou a presidente da Acic, Cláudia Tombolato Prashanti.

Fluxo turístico – A presidente da PBTur, Ruth Avelino, destacou a importância do festival, que vai proporcionar resultados positivos na implementação do fluxo turístico em todos os setores nos meses de baixa estação. A executiva disse que o litoral sul paraibano é atualmente um dos atrativos mais procurados pelos turistas que visitam o ‘Destino Paraíba’. “Toda iniciativa voltada para implementar o turismo e movimentar o setor merece nosso apoio. Não tenho dúvidas de que esta primeira edição do festival no Conde será um sucesso”, afirmou.