João Pessoa
Feed de Notícias

Festival do Turismo de João Pessoa: empresários apontam turismo como saída para a crise econômica

sábado, 17 de outubro de 2015 - 11:17 - Fotos:  Delmer Rodrigues

A realização do 5º Festival do Turismo de João Pessoa, aberto na tarde desta sexta-feira (16), no Centro de Convenções de João Pessoa, está sendo marcada pelo otimismo e a certeza de que o turismo é uma saída para a crise econômica que atinge o Brasil. O evento, que é considerado o maior das regiões Nordeste e Norte, cresceu 25% em números de empresas participantes em relação a 2014. São 188 expositores e a perspectiva dos organizadores do evento é de que mais de 3 mil profissionais do setor (agentes de viagem e operadores de turismo, empresários e representantes de órgãos públicos) visitem o festival que termina neste sábado (17).

O secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento (Setde), Laplace Guedes, destacou a importância do festival para consolidar o ‘Destino Paraíba’ como uma realidade no cenário nacional. Ele também não tem dúvidas de que graças ao aumento do fluxo turístico pelo país, decorrente da alta do dólar, a região Nordeste deverá receber um número recorde de visitantes nesta alta temporada. “A prova de que teremos um resultado positivo no setor, apesar da grave crise econômica, são os números do Festival do Turismo de João Pessoa. Aumentou o número de empresas expositoras”, disse.

Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, graças aos turistas que vêm à Paraíba, o setor está conseguindo sobreviver a crise econômica atual. “Está provado que investir no turismo não é gasto. Claro que todos os setores da economia estão sendo atingidos pela crise, mas no turismo há movimentação nos hotéis, nos restaurantes, nos aeroportos e rodoviárias. E com a alta do dólar, quem pretendia viajar para o exterior virá com certeza para a região Nordeste”, declarou.

O diretor comercial do Festival do Turismo de João Pessoa, Cláudio Júnior, destacou o apoio de todo o trade paraibano para a realização do evento. Na opinião do empresário, a cada ano o festival vem se consolidando, aumenta o número de empresas expositoras e de agentes de viagem. “São caravanas de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará e Sergipe. Sem falar no número de jornalistas especializados de todo o país que estão cobrindo os dois dias do evento. As perspectivas para os negócios são positivas”, afirmou.

Novidades – Os agentes de viagem que visitarem os estandes do festival também poderão participar de capacitações oferecidas pelas prefeituras paraibanas, redes hoteleiras, operadoras de turismo e companhias aéreas. Um dos destaques desta edição são os estandes montados pelo Sebrae-PB, que está divulgando o turismo de experiência implantado em algumas cidades do litoral e interior da Paraíba.