João Pessoa
Feed de Notícias

Festival do Teatro Brasileiro seleciona 11 grupos paraibanos para encenar em quatro estados

quarta-feira, 15 de julho de 2015 - 12:54 - Fotos: 

Pela primeira vez, o teatro paraibano é objeto de circulação do 17º Festival do Teatro Brasileiro (FTB), realizado pelo Ministério da Cultura (MinC). Ao todo, 11 grupos locais foram selecionados e encenarão 12 espetáculos em cidades do Pará, Ceará, Alagoas e Espírito Santo. Dois teatrólogos paraibanos – Paulo Vieira e Aluízio Guimarães – também estão entre os responsáveis por ministrar no evento o Ciclo de Dramaturgos. O festival itinerante tem o apoio do Governo da Paraíba e contará ainda com apresentações do cantor Chico César.

Ao todo, o FTB recebeu 57 inscrições de grupos paraibanos. Os selecionados estarão, em agosto, nas cidades paraenses de Belém e Marabá. Depois, eles seguem para mostrar seu trabalho em Fortaleza e Crato, ambas cidades do Ceará. Receberão ainda a visita do teatro produzido na Paraíba a capital alagoana (Maceió) e a cidade capixaba de Linhares (ES).

A seleção dos grupos e espetáculos foi feita pelos curadores. Esse grupo é formado pelo idealizador e coordenador do Festival do Teatro Brasileiro, Sergio Bacelar, e o jornalista com especialização em Crítica de Arte pela UFBA, Guilherme Filho. A curadoria teve ainda a colaboração de produtores do FTB nos estados onde os espetáculos serão apresentados, como Paulo Victor Feitosa (gestor cultural em Fortaleza); Cristina Costa (produtora em Belém); e Adriana Manolio (produtora em Maceió).

Qualificação profissional – Paralelamente às apresentações teatrais, o FTB realiza nos estados visitados as residências artísticas, oficinas de qualificação profissional e Ciclo de Dramaturgos.

Participarão das residências os grupos paraibanos Cia Oxente, Companhia Galharufas e Coletivo Alfenim. Como ministrantes do ciclo foram convocados os dramaturgos paraibanos Paulo Vieira e Aluízio Guimarães.

Formação de plateia – O FTB estimula ainda a participação de alunos da rede pública de ensino nas apresentações dos espetáculos. Esta é uma maneira de incentivar a formação de plateia nos estados visitados. Os estudantes são acompanhados por arte-educadores, em sala de aula, antes e depois de assistirem aos espetáculos. A peça que será apresentada para as escolas nesta edição do festival é “Flor de Macambira”, do Grupo SerTão Teatro.

O festival – A primeira edição do FTB aconteceu em 2009. O festival tem o patrocínio da Petrobras, sendo realizado pelo Governo Federal, por meio do MinC, graças à Lei Federal de Incentivo à Cultura. Esta é a primeira vez que o teatro paraibano é objeto de circulação do evento.

Nas outras edições, o objeto de circulação do festival itinerante foram as cenas de teatro da Bahia, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal. Esse projeto de intercâmbio cultural entre os estados legou a programação para mais de 250 mil pessoas, em 15 unidades da federação (AC, MA, CE, PE, SE, BA, MS, DF, GO, MG, ES, RJ, SP, PR e RS.)

Confira abaixo a relação dos 12 espetáculos selecionados e os respectivos grupos:

1- “Flor de Macambira” (SerTão Teatro)

2- “Cancão, Malazarte e Trupizupe” (Quem Tem Boca é Para Gritar)

3- “Brevidades” (Coletivo Alfenim)

4- “Memórias de Um Cão” (Coletivo Alfenim)

5- “Anáguas” (Cia Oxente)

6- “Esparrela” (Grupo de Teatro Bigorna)

7- “Mercedes” (Companhia Galharufas)

8- “Silêncio Total” (Luiz Carlos Vasconcelos)

9- “Como Nasce Um Cabra da Peste” (Agitada Gang)

10- “Zé Lins – O Pássaro Poeta”, (Engenho Imaginário)

11- “Terreiro Envergado” (Coletivo Tanz)

12- “Nordestinidade” (Companhia de Projeções Folclóricas)