João Pessoa
Feed de Notícias

Festival de Areia tem programação multicultural com 138 atrações

sexta-feira, 19 de julho de 2013 - 17:03 - Fotos: 

Divulgada, nesta sexta-feira (19), a programação do 14º Festival de Artes de Areia. O evento acontece de 29 de julho a 4 de agosto, na cidade de Areia, no Brejo paraibano. Com o tema ‘Paraíba Feminina de Cultura’, o Festival vai abordar o universo feminino a partir de diversos olhares, colocando em destaque o protagonismo das mulheres nas artes e na sociedade em geral.

A programação prevê 138 atrações, distribuídas em oito linguagens artísticas, contemplando artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música e teatro. Irão compor as atividades, shows, espetáculos, mostras, cortejos, vernissages, mesas redondas e oficinas. Além da programação artística, o eventoainda vai contar com debates de outras áreas da cultura, como Arte Contemporânea, Economia Criativa e Cidadania Feminina.

Música – Este ano, o Festival vai contar com duas grandes artistas da MPB, Zélia Duncan e Zizi Possi. Além delas, outros grupos e artistas regionais se apresentarão, como Sandra Belê (Zabelê), Lucy Alves (João Pessoa), Eleonora Falcone (João Pessoa), Sex On The Beach (Campina Grande), A Troça Harmônica (João Pessoa), Camerata Philipéia (João Pessoa) e Dusouto (RN).

Dança - A programação de dança vai realizar a mesa-redonda “Políticas culturais para dança: o papel dos fóruns, redes associativas e associações de classe”, com personalidades do cenário regional e nacional, como Liana Gesteira (PE). Ainda serão ministradas duas oficinas: uma com Valéria Vicente, pesquisadora de dança popular e contemporânea, e outra com Isabel Marques, sobre as interfaces da dança e a educação. A mostra de espetáculos traz ainda a performance Playlist, do coletivo Movasse (MG), entre outros grupos nacionais e regionais.

AudiovisualVão ser exibidos os longas-metragens Elena (2012), dirigido por Petra Costa (SP), e Eles Voltam (2013), de Marcelo Lordello (PE). Também vai ser realizada a Mostra de Cinema Paraibano, com 8 curtas selecionados através de edital público, e uma Mostra de Cinema Infantil, com a exibição de 11 curtas nacionais. A área terá uma Oficina de Capacitação Audiovisual para Jovens, com módulos sobre Produção de Audiovisual, Fotografia para Cinema, Atuação, Roteiro e Direção e Realização de Curtas.

Cultura Popular - A Mostra de Cultura Popular vai reunir grupos de cocos de roda, pífanos e reisados. A programação conta com um cortejo, na abertura do Festival, e os grupos Samba de Lata de Tijuaçu (BA), Coco de Roda – Grupo de Tradições Folclóricas Moenda (Areia-PB), Capoeira Angola Palmares (Areia-PB), Sanfona Fest (Areia-PB), Grupo do CRAS (Borborema-PB), Grupo de Xaxado da Funad (João Pessoa-PB), além de oficinas de artesanato, culinária e cordel.

Teatro - A programação de Teatro vai contar com nomes de impacto nacional e internacional, como a atriz Denise Stoklos, que apresenta o monólogo “Preferiria Não?”. A Cia XIX de Teatro apresenta o espetáculo “Hysteria”, e o Grupo de Teatro da Poli (SP), o espetáculo “Pode Ser que Seja Só o Leiteiro Lá Fora”. Ainda vão ser realizadas três oficinas: Teatro Experimental, Teatro Escambo e a oficina Hysteria, com o Grupo XIX de Teatro, voltadas a artistas iniciantes e profissionais.

CircoA programação circense vai contar com a presença da atriz e palhaça Andrea Macera (SP), integrante do Grupo Barracão Teatro (SP) com a apresentação “A Julieta e o Romeu”; a Cia Animè (PE) mostra “As Levianas”. A programação ainda inclui o Grupo Bufões de Olavo (João Pessoa – PB), Caravana Tapioca (PE), Cia. Circo Rebote (DF) e o Grupo de Teatro Bastet (GO). A proposta conta ainda com as oficinas: Escola de Palhaças, com Andréa Macera, e a oficina de Palhaços para Iniciantes da Cia Animè.

Artes VisuaisA arte da ceramista Maria dos Mares, maranhense radicada na Paraíba, é o destaque da mostra. Além do debate com os professores José Rufino e Madalena Zaccara sobre a obra de Pedro Américo. A proposta conta ainda com três oficinas: uma ministrada pelo coletivo paulista Aluga-se, cujo resultado irá compor a exposição do festival; uma oficina de grafite, com a grafiteira carioca Panmela Castro; e o projeto Pavilhão Lambe-lambe, do fotógrafo Ricardo Peixoto, que vai levar uma oficina de fabricação de câmeras fotográficas para crianças e palestras sobre a história da fotografia. Ainda vão ser realizadas três exposições fotográficas, três instalações multimídia/arte digital e um mural coletivo com o tema: Paraíba Feminina.

Literatura – Vão ser realizados saraus, recitais, mesas-redondas e lançamentos de livros. Ainda estão programadas oficinas literárias de contação de histórias, fanzine e poesia, com destaque para a oficina Poesia Encenada, com a atriz Elisa Lucinda (ES). Os lançamentos de publicações terão o apoio da EduEPB (Editora Universitária da UEPB) e do Jornal A União, que vai lançar o livro Uma Viagem no Tempo, comemorativo dos 120 anos do periódico.

Polos – O Festival vai contar com 15 polos, que vão abrigar toda a programação. Cada um ganhou um nome que interage com o espaço, programação ou o tema do evento.

Toda programação vai estar disponível, a partir da próxima segunda-feira (22), no site do Festival. Os interessados poderão acessar o endereço www.festivaldeareia.pb.gov.br e conhecer mais sobre o evento e a cidade.

Programação Completa