Fale Conosco

27 de junho de 2012

Festa junina anima Presídio Feminino em Campina Grande



festividades Juninas da ala Feminina no Serrotão. foto Xico Morais secom pb (7)A tradição e a diversão do período junino chegaram, nesta terça-feira (26), ao Presídio Regional Feminino, em Campina Grande. O evento teve como objetivo valorizar a cultura regional e estabelecer o trabalho de ressocialização desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

O São João das detentas foi animado pelo grupo folclórico Acauã da Serra, da Universidade Estadual da Paraíba. Arrasta-pé, quadrilha, comidas típicas e brincadeiras garantiram a diversão das participantes. Segundo a diretora da unidade, Aline Cardoso, a inserção das presidiárias em eventos comemorativos, além de integrá-las e promover a ressocialização, minimiza possíveis conflitos na prisão.

festividades Juninas da ala Feminina no Serrotão. foto Xico Morais secom pb (5)O juiz da Vara das Execuções Penais, Fernando Brasilino Leite, também participou do São João no presídio. “A realização deste evento é a prova da integração das presas com a Administração Penitenciária, a Vara das Execuções Penais e as universidades que estão fazendo aqui o seu trabalho brilhante”, destaca o magistrado.

Já o diretor do Grupo Acauã da Serra, professor Aguinaldo Barbosa, enfatizou que os integrantes do grupo estavam felizes em se apresentarem no presídio feminino. “A felicidade é maior do que tocar no Parque do Povo, pois aqui estamos contribuindo para alegria e ressocialização de todas. Elas cumprem suas penas pelos erros que cometeram, mas têm direito de brincar o São João”, ressalta Aguinaldo.

Agradecimento - Uma das internas agradeceu à direção da unidade pela realização da confraternização junina. “É um momento de integração e confraternização. Nascemos brincando o São João lá fora e estamos brincando aqui dentro também. Isso é bom para a nossa cabeça e o nosso corpo”, comemora.