João Pessoa
Feed de Notícias

Festa junina anima Presídio Feminino em Campina Grande

quarta-feira, 27 de junho de 2012 - 08:25 - Fotos:  Xico Morais/Secom-PB

A tradição e a diversão do período junino chegaram, nesta terça-feira (26), ao Presídio Regional Feminino, em Campina Grande. O evento teve como objetivo valorizar a cultura regional e estabelecer o trabalho de ressocialização desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

O São João das detentas foi animado pelo grupo folclórico Acauã da Serra, da Universidade Estadual da Paraíba. Arrasta-pé, quadrilha, comidas típicas e brincadeiras garantiram a diversão das participantes. Segundo a diretora da unidade, Aline Cardoso, a inserção das presidiárias em eventos comemorativos, além de integrá-las e promover a ressocialização, minimiza possíveis conflitos na prisão.

O juiz da Vara das Execuções Penais, Fernando Brasilino Leite, também participou do São João no presídio. “A realização deste evento é a prova da integração das presas com a Administração Penitenciária, a Vara das Execuções Penais e as universidades que estão fazendo aqui o seu trabalho brilhante”, destaca o magistrado.

Já o diretor do Grupo Acauã da Serra, professor Aguinaldo Barbosa, enfatizou que os integrantes do grupo estavam felizes em se apresentarem no presídio feminino. “A felicidade é maior do que tocar no Parque do Povo, pois aqui estamos contribuindo para alegria e ressocialização de todas. Elas cumprem suas penas pelos erros que cometeram, mas têm direito de brincar o São João”, ressalta Aguinaldo.

Agradecimento - Uma das internas agradeceu à direção da unidade pela realização da confraternização junina. “É um momento de integração e confraternização. Nascemos brincando o São João lá fora e estamos brincando aqui dentro também. Isso é bom para a nossa cabeça e o nosso corpo”, comemora.