Fale Conosco

20 de julho de 2011

Festa do Bode na Rua de Gurjão terá participação da Emater



Os dez anos da Festa Bode na Rua, no município de Gurjão, no Cariri paraibano, vão ser lembrados com novo evento que acontece entre sexta-feira (22) e domingo (24) onde também serão discutidas novas tecnologias que podem ser inseridas na pecuária do bode, além da introdução de raças melhoradas para a produção de leite e carne.

Também serão debatidas ações para dinamizar a comercialização de animais e haverá reuniões sobre a cadeia de produção da caprinonocultura e benefícios dessa atividade à agricultura familiar.

A realização da Expofeira Feira de Caprinos e Ovinos Bode na Rua é da prefeitura municipal, contando com a parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, por intermédio da Emater e da Emepa, que dão o suporte técnico. No estande da Emater serão expostos produtos da agricultura familiar.

O objetivo da Festa do Bode na Rua é promover o desenvolvimento socioeconômico e cultural do município, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva e da agropecuária familiar. O evento é de reconhecida importância para o avanço da introdução de tecnologias na caprinocultura paraibana.

Com um rebanho de 19 mil cabeças de caprinos e ovinos, Gurjão se destaca também por suas potencialidades para o turismo rural, segmento da economia local a ser evidenciado no evento. A programação consta de exposição de animais, exposição de artesanato, concurso leiteiro, palestras técnicas, comercialização de animais, oficinas de capacitação de criadores, e outras atividades.

A expectativa é de que 40 mil pessoas compareçam ao evento durante três dias, tendo em vista o interesse demonstrado na região. No ano passado, a festa apresentou resultados satisfatórios, com a comercialização e exposição de 1.512 animais, e uma circulação de R$ 292 mil no município, provenientes de financiamentos e de leilão.