Fale Conosco

29 de dezembro de 2015

Festa de Réveillon 2016 terá reforço de mais de 1.600 policiais



Mais de 1.600 policiais – entre civis, militares e bombeiros – vão reforçar a segurança nos festejos de réveillon na Paraíba, sendo 580 só nas cidades que compõem a Região Metropolitana da Capital.  Em João Pessoa e Cabedelo, a festa de Ano Novo vai contar com um efetivo de 461 policiais civis, militares e bombeiros militares, na faixa que compreende o Busto de Tamandaré, na Capital, até a praia de Intermares. Especificamente, a Polícia Militar possui o maior efetivo, sendo 300 homens que atuarão diretamente na Festa de Réveillon de João Pessoa.

Na parte do Busto de Tamandaré, haverá policiamento em plataformas de observação espalhadas pela faixa de areia, além do reforço da van de monitoramento, com 16 câmeras, que ajudam a identificar tumultos e outros tipos de crime, que possam ocorrer no meio da multidão. Em todo o Estado, a Polícia Militar disponibilizou um reforço de 1600 policiais.

Já a Polícia Civil vai empregar 40 policiais descaracterizados na orla de João Pessoa, a fim de identificar ocorrências de tráfico de drogas e porte ou posse ilegal de armas. O mesmo trabalho também será realizado na praia de Intermares, onde acontece a Festa de Réveillon da cidade Cabedelo.

Estarão funcionando em regime de plantão para registros de ocorrências policiais a 9ª Delegacia Distrital (Mangabeira), e o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp) de Manaíra para confecção de todos os procedimentos policiais.A 6ª DD, de Santa Rita e 7ª DD de Cabedelo, na região metropolitana, também vão trabalhar em regime de plantão, esta última para registros de ocorrências policiais.

Funciona também, em regime de plantão de 24h na Central de Polícia Civil, a Central de Flagrantes para confecção de todos os procedimentos policiais e registro de Boletins de Ocorrência.  Permanecem em plantão ainda as delegacias especializadas de Homicídios, Roubos e Furtos, Roubos e Furtos de Veículos, Repressão a Entorpecentes, Delegacia da Mulher e da Infância e Juventude, na Capital, todas na Central de Policia localizada no bairro do Geisel.

Os plantões dos litorais Sul e Norte terão sede nas cidades de Alhandra e Mamanguape, respectivamente. Em Campina Grande o atendimento acontece na Central de Polícia, no bairro do Catolé, com as delegacias de Homicídios e Roubos e Furtos. O cidadão também pode registrar as ocorrências na Delegacia Online pelo endereço, (www.delegaciaonline.pb.gov.br) . A lista com as Delegacias de plantão durante a virada do ano está no site da Policia Civil, (www.policiacivil.pb.gov.br).

BOMBEIROS – As festas de Ano Novo que acontecem nas praias de Tambaú e Intermares, em João Pessoa e Cabedelo (respectivamente), vão contar com um esquema preventivo do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). No total, serão 121 bombeiros empregados nos dois eventos, que acontecem nesta quinta-feira (31) e se estendem até o dia 1º de janeiro de 2016.

Serão 96 bombeiros que ficarão na área do Busto de Tamandaré, na Capital. Outros 25 serão escalados para a segurança da festa que acontece em Intermares, em Cabedelo. O efetivo será apoiado por 16 viaturas, incluindo as embarcações (moto aquática e bote inflável).

O Corpo de Bombeiros vai atuar de forma preventiva em todas as modalidades: combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e busca e salvamento. Para isso, ao lado do palco principal no Busto, serão posicionadas uma viatura de combate a incêndio e uma ambulância. No local, também será instalado o Posto de Comando para atendimento integrado dos órgãos de Segurança Pública ao cidadão.

FISCALIZAÇÃO - O Corpo de Bombeiros vai fiscalizar, em parceria com a Marinha, os fogos que serão queimados na virada. “A empresa responsável pelo show pirotécnico já apresentou o projeto de queima de fogos, que já foi aprovado pela nossa corporação. No dia da festa, faremos apenas a fiscalização para ver se tudo está conforme o projeto”, contou o tenente coronel Oliveira, chefe de Planejamento e Estatísticas do CBMPB.

Segundo ele, equipes da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) da corporação estarão de plantão fiscalizando barracas de alimentos e comerciantes, que deverão cumprir as normas de segurança contra incêndio. Eles também farão um trabalho de orientação. “É importante lembrar que quem for soltar fogos, como hotéis e pousadas que fazem Réveillon privados, deve procurar o CBMPB para obter a autorização. Existe uma norma técnica que regulamenta essa atividade e que deve ser seguida”, alertou.

Quem não observar a lei, estará sujeito à sanção que vai de suspensão a multa. Havendo danos, o responsável também responderá civil e penalmente.